Startup cria 'aluguel de fechadura' com produto 100% nacional e automatizado

Quem já precisou alugar uma casa ou apartamento, sabe como o processo pode ser demorado. O tempo perdido com deslocamento para buscar e devolver as chaves é uma das reclamações mais frequentes entre os locatários. De olho no mercado de soluções inteligentes, a Chavi, startup de Curitiba e 100% brasileira, desenvolveu uma solução de fechaduras inteligentes para automatizar o processo e otimizar o tempo na hora de visitar o imóvel.

“Apesar de já existirem algumas soluções de fechadura inteligente no mercado, a grande maioria mexe na estrutura da porta. Nossa solução é totalmente isenta de mexer em qualquer parte da porta, sempre acoplável à fechadura e não deixando nem mesmo marca de cola”, diz Gustavo de Paula, CEO da Chavi.
 

Como a locação de imóveis é uma atividade volátil para o setor, ter um aparelho que fica “preso” à porta é muito custoso, já que o recurso ficaria sem utilização por tempo indeterminado. Com a solução da Chavi, ao ser alugado o imóvel, a fechadura inteligente é removida facilmente - sem precisar mexer nas estruturas da porta - e pode ser usada em outro imóvel. Basta apenas colocar no lado de dentro da porta, acoplar o produto à fechadura e configurar as permissões de acesso de acordo com as suas necessidades.Outra grande vantagem é tudo ser feito via aplicativo de smartphone. O uso do dispositivo garante praticidade, mobilidade e rapidez. Dessa forma, ao realizar a reserva de um imóvel para visita, o cliente recebe um link no seu celular para baixar o aplicativo que contém a chave virtual de acesso da propriedade.

Para entrar no imóvel, basta abrir a porta pelo aplicativo, que funciona via Bluetooth e permite o acesso mesmo se o cliente estiver sem internet. Já após a saída, o acesso fica bloqueado. Para garantir a segurança, o aplicativo Chavi utiliza criptografia SSL em todas suas requisições, com sistema de geração de token de autenticação que se altera a cada 15 minutos.Para quem usa imóveis via Airbnb, a solução da Chavi é ideal, já que uma das grandes dificuldades de quem loca via plataforma é justamente combinar a entrega de chaves. A solução garante que a chave pode ser baixada no celular e acessada com apenas um click. O locatário controla quem e quantas pessoas irão acessar e até quando é válido esse acesso, que custa R$ 49 mensais.
 

Demandas do mercado
A Chavi tem ampliado suas soluções para outras áreas como residências fixas, abertura de garagens e prédios corporativos, condomínios, hotéis e pousadas, coworking e até mesmo construtoras/incorporadoras com a fechadura inteligente sendo usada, por exemplo, para acessos a áreas comuns. Com mais de mil fechaduras já instaladas e presente comercialmente em quatro países, a plataforma expande no mercado a prática de automatização de qualidade. Atualmente, o 3º maior coworking tecnológico da América Latina, sediada na aceleradora de startups Hotmilk, conta com as fechaduras inteligentes da Chavi em seus espaços coletivos e o Agendamento Inteligente para controle e gerenciamento desses acessos.

Além da fechadura inteligente, a empresa já tem outros produtos como Entrada Inteligente para portas elétricas, Conexão Inteligente para abertura de portas de qualquer lugar, Visita Inteligente e a Garagem Inteligente para garantir mais segurança a moradores e administradores de condomínios.

"Nosso objetivo é democratizar o uso de tecnologia, pois oferecemos uma solução mais acessível em relação aos concorrentes, temos o mindset de oferecer um produto de ponta e sem complicações, com segurança e autonomia de gerenciamento”, reforça Gustavo de Paula.

Para mais informações sobre a solução, clique aqui Leia a revista
Redação, 19.ABRIL.2023 | Postado em Startup

Carregando...