iTalents lança curso gratuito de UX Design dedicado às mulheres

Neste mês da mulher, a iTalents, primeira aceleradora de carreiras tech do Brasil, lança - de forma gratuita - o curso de Fundamentos em UX Design visando fomentar a inserção feminina no mercado tech. As inscrições estarão abertas a partir do dia 8 de março e poderão ser feitas no site oficial da empresa.

O curso, que será acessível, inclusive, para mães e mulheres que trabalham, será 100% online e com tutoria especializada. O primeiro módulo será liderado por Maria Eduarda Cardoso, Coordenadora Educacional da iTalents e mestre pela USP, além de pioneira na área tech. 

"Enxergamos na carreira de UX Design a porta de entrada para o setor tecnológico. Nossa meta é trazer o público feminino para dentro do mercado tech e mostrar o quanto é uma grande oportunidade para aquelas que desejam migrar de carreira ou iniciar sua jornada profissional no mercado de tecnologia", afirma Maria Eduarda.

Segundo um estudo da Accenture com Girls Code, mulheres em cargos de CTO e CIO são apenas 18%, entretanto, o problema não está relacionado à falta de interesse do público feminino pela área. É o que comprovam os números registrados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), que identificou 12.716 candidaturas femininas para vagas de tecnologia em 2021, contra 10.375 no mesmo período do ano passado. 

Um outro dado que chama atenção foi divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% de 2016 a 2020, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil, o que reforça as oportunidades que elas podem encontrar no setor.

Mudança de carreira

Nesse cenário, a iTalents se posiciona como uma solução para suprir o déficit de mão de obra qualificada em tecnologia no país, e isso não é diferente quando se trata de profissionais femininas. A empresa atua oferecendo oportunidades de migração de carreiras por meio da capacitação profissional.

Entre as profissionais que viram no UX uma oportunidade de migração de carreira está a advogada Naiara Giordani, que decidiu entrar para o setor de tecnologia com o curso de UX Design da empresa. "Eu precisei me atualizar para o mercado de trabalho e o curso forneceu toda base e conhecimento que precisava para que eu pudesse começar a trabalhar com produtos digitais", salienta.

Outro destaque fica por conta da Design Gráfico Natasha Lima, que atualmente é Diretora de Arte Júnior da iTalents. A profissional fez o curso de UX para se especializar e aumentar seus conhecimentos em design voltados para experiência do usuário, e hoje lidera todas as criações da marca iTalents. "O curso de UX foi muito importante para que eu pudesse aprimorar meus conhecimentos em design gráfico e, consequentemente, abrir portas", afirma Natasha.  Leia a revista

Carregando...