Serviços gerenciados de SD-WAN ganham espaço no comércio

No Brasil, 40% das empresas com intenção de adquirir soluções SD-WAN em 2021 tinham interesse em assinar serviços gerenciados para isso, de acordo com o relatório "Latin America SD-WAN Survey", produzido pelo IDC. No caso dos participantes do estudo que atuam no comércio na América Latina, 100% deles estavam interessados em serviços gerenciados, o número de maior destaque do estudo, contra 65,9% do setor de serviços; 40%, serviços públicos; 35%, finanças; 34,8%, indústria; e 20%, governo. 

Os fornecedores de produtos SD-WAN (hardware e software) no Brasil fecharam 2021 com uma receita total de 52 milhões de dólares, montante 24,8% superior a 2020, de acordo com o relatório "Latin America SD-WAN Market Sizing and Forecast 1H2021". E até 2025, essa receita deve chegar a 119 milhões de dólares. A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise que há 4 anos consecutivos tem sido reconhecida como líder no Quadrante Mágico do Gartner na categoria de infraestrutura de Borda WAN, é um importante player desse mercado no país.

"O SD-WAN automatiza a rede e agrega inteligência à operação da empresa, priorizando as aplicações que fazem mais sentido para o dia a dia pelos caminhos mais rápidos de conectividade disponíveis na rede. Além disso, permite uma economia de até 75% em hardware, software, instalação, gerenciamento e manutenção", afirma Daniel Vicentini, especialista em Soluções SD-WAN da Aruba.

Para o executivo, não é surpresa que um setor tão dinâmico quanto o comércio tenha interesse em implementar SD-WAN em maior grau, inclusive por meio de serviços gerenciados. "O programa Managed Service Provider (MSP) da Aruba ainda não completou um ano, mas o crescimento da demanda tem sido exponencial. Já tínhamos uma ideia do potencial de serviços gerenciados para novas implementações de redes SD-WAN. Como esse modelo de Network as a Service (NaaS) permite que os clientes não se preocupem mais com hardware, software, serviços e suporte, deixando tudo isso como responsabilidade do canal e da Aruba, era inegável que logo atrairia empresas de diferentes segmentos", destaca.

  Leia a revista

Carregando...