DATEN adota programa de contratação para profissionais com mais de 50 anos

Trabalhadores com idade acima dos 50 anos têm mais dificuldade de ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam recuo na contratação de profissionais entre 50 e 65 anos nos últimos anos, representando queda de 30% abaixo da média dos últimos sete anos em contratações no mercado formal. A pandemia e o agravamento da crise econômica no Brasil são fatores que favoreceram esta retração.

Diante desse cenário, algumas empresas já começam a apontar seu olhar para este público, com maior qualificação profissional e experiência, e criam programas exclusivos para contratação de mão de obra na faixa etária acima dos 50 anos, iniciativas que mostram o início de uma mudança de perspectiva em relação a esses trabalhadores.

Um dos exemplos de apoio à reinserção de profissionais mais experientes no mercado é a DATEN,  empresa de tecnologia e fabricante de computadores. A companhia desenvolveu o programa "Melhor Emprego", que só em 2021 contratou 27 profissionais na faixa etária de 50 a 65 anos.

Segundo o diretor industrial da DATEN, Silvio Comim, em 2022 a perspectiva é inserir novos profissionais ao programa. "Atualmente temos cerca de 13% do nosso quadro de contratados ocupados por pessoas do programa Melhor Emprego e o nosso objetivo é manter esse percentual em torno de 15 a 20%", projeta o diretor.  

RESULTADOS

A implementação do programa traz um saldo positivo não só para o contratado, que está em busca de uma oportunidade de realocação no mercado de trabalho, mas também para a empresa. De acordo com a gestão da DATEN, já é possível extrair bons resultados do programa, a organização avalia que os profissionais com mais de 50 anos se mostram mais responsáveis e dedicados ao trabalho, seja por possuírem mais experiência na função ou por apresentar maturidade emocional e resiliência para lidar com situações de conflitos.

Um dos contratados pelo programa Melhor Emprego foi Antônio Geraldo da Silva, 57. O profissional conta que há cinco anos buscava recolocação no mercado de trabalho formal para seguir seu plano de ter uma aposentadoria confortável, e, agora com o emprego consegue visualizar essa possibilidade. "Para essa turma que já está com a idade acima de cinquenta não está fácil. Então, quando surge uma oportunidade dessa é uma benção na verdade." acrescenta Antônio Geraldo.

Os profissionais contratados passam por avaliação psicológica e física e são alocados em setores em que possam desempenhar suas funções, a partir das suas competências profissionais. Uma forma de valorizar a experiência dos trabalhadores. "Iniciamos o programa sem discriminação ou indicação de função. Os profissionais são alocados de acordo com suas habilidades". explica o diretor Silvio Comim. Leia a revista

Carregando...