Pesquisa revela preocupação de empresas com segurança psicológica

Com o objetivo de mapear as principais dores e desafios da área de RH com relação ao tema saúde mental, levantamento realizado pela Kenoby, software de recrutamento e seleção, mostrou que as empresas estão mais atentas a essa questão. A startup ouviu mais de 488 profissionais de RH de grandes empresas brasileiras, entre fevereiro e março deste ano.

“A pandemia acabou favorecendo esse início de mudança e acendeu uma luz de alerta, principalmente em tempos de trabalho híbrido. Sabemos que as pessoas estão adoecendo mentalmente, quando não fisicamente, e a prova disso é o aumento na busca por psicólogos e psicanalistas via telemedicina”, explica Felipe Sobral, Diretor de Marketing da Kenoby, hrtech que utiliza a ciência da psicologia organizacional para conectar os talentos às empresas e construir igualdade de oportunidades de emprego.

Segundo ele, a falta de previsibilidade quanto à estruturação de uma área voltada à saúde mental, a curto prazo, chama atenção. “Para que os programas de saúde mental sejam efetivos, a mudança deve ocorrer, primeiro, na estrutura do modelo de trabalho e na cultura. As empresas estão sim preocupadas com o tempo que os colaboradores passam no computador, se estão almoçando ou não, fazendo pausas de descanso. A escuta, sem fazer juízo de valor, é importante para entender o que pode ser melhorado, facilitado. Trazer esse assunto para liderança, é o primeiro passo”, diz Sobral.

A segurança psicológica é um tema que vem sendo colocado na mesa, e a Kenoby foi protagonista neste sentido, quando trouxe ao Brasil o Adam Leonard, da área de Desenvolvimento de Pessoas da Google. O especialista participou do estudo Aristóteles/Google, que mostrou aos pesquisadores um mix de características que revelaram os melhores times/ de alta performance, e a segurança psicológica foi um dos critérios fundamentais nesse processo, pois permite que os profissionais possam externalizar suas ideias para a construção de um ambiente muito mais criativo, inovador e colaborativo.

Descobriu-se que, equipes com ambientes psicologicamente seguros tinham funcionários com menor probabilidade de sair, aproveitam o poder da diversidade e têm mais sucesso. A Google gastou milhões medindo aspectos da vida dos seus empregados e até particularidades como a frequência com que as pessoas almoçavam juntas.

Para ver a pesquisa completa acesse a matéria na revista da Ti Nordeste. Leia a revista
Editorial, 10.JUNHO.2021 | Postado em Startup

Carregando...