Soluções aceleram implementação de nuvem e IA nas empresas

A IBM anuncia o lançamento global das soluções baseadas em nuvem: IBM Multicloud Manager, IBM Security Connect e AI OpenScale. As três novidades chegam para atender a um mercado em que, segundo estudo do Institute for Business Value, da IBM, 85% das companhias utilizam mais de um ambiente de nuvem.

"Para acelerar a transformação digital, escalar seus investimentos em nuvem e gerenciar com segurança projetos com inteligência artificial, as empresas precisam de modelos com padrões abertos, que permitam tirar proveito dos seus dados, processos e aplicações de negócios onde quer que estejam e à sua escolha. Somente com soluções que tragam transparência e facilidade de gerenciamento elas irão se tornar competitivas e adotar todo o potencial que a tecnologia oferece", comenta Marcelo Braga, vice-presidente de IBM Cloud Brasil.

IBM Multicloud Manager

O primeiro lançamento é uma ferramenta de tecnologia aberta projetada para facilitar o gerenciamento, a movimentação e a integração de aplicativos em diferentes infraestruturas de computação em nuvem. O IBM Multicloud Manager fornece uma console única de operações e controle capaz de gerenciar de um único ponto recursos de nuvens públicas, nuvem privada e ambientes "on-premises" já existentes.

A solução é baseada na plataforma IBM Cloud Private, que utiliza a tecnologia de orquestração de contêineres com Kubernetes, com um painel de controle pioneiro capaz de gerenciar com eficiência milhares de aplicações em Kubernetes e a grandes volumes de dados, independentemente de onde estejam localizados. O IBM Multicloud Manager é otimizado para uso na IBM Cloud, mas também oferece a capacidade de gerenciar e integrar aplicações em nuvens públicas de diferentes provedores.

Os recursos e benefícios do novo IBM Multicloud Manager incluem:

Maior visibilidade em nuvens - as equipes de operações e desenvolvimento obtêm visibilidade dos aplicativos e componentes em Kubernetes em nuvens e clusters diferentes por meio de um único painel de controle;

Governança e segurança aprimoradas - usando o mecanismo integrado de conformidade e regras, as organizações podem ter certeza de que suas aplicações em Kubernetes suportam suas políticas de conformidade corporativa e padrões de segurança;

Gerenciamento de aplicativos consistente - projetado para que os usuários possam simplificar o gerenciamento de operações de TI e de aplicativos, aumentando a flexibilidade. Eles também podem orquestrar e gerenciar seus ambientes em Kubernetes com apenas um clique. 

IBM Security Connect

A outra novidade é uma plataforma colaborativa baseada em nuvem para aplicativos de segurança cibernética. A IBM Security Connect é a primeira a ser construída em tecnologias federadas abertas com inteligência artificial, para analisar dados em ferramentas e ambientes anteriormente não conectados. A solução permitirá que os usuários apliquem machine learning e IA, incluindo Watson for Cybersecurity, para ajudá-los a identificar ameaças ou riscos a fim de otimizar a detecção e respostas aos mesmos.

Entre os principais serviços da IBM Security Connect estão: serviços abertos de integração de dados de segurança para compartilhamento e normalização de informações sobre ameaças, pesquisa de dados federados em repositórios e soluções de segurança on-premises e em nuvem, além do compartilhamento em tempo real de alertas/eventos de segurança e insights que podem ser aproveitados por qualquer aplicativo ou solução integrada com a plataforma. A IBM Security Connect estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2019.

AI OpenScale

O terceiro lançamento é o AI OpenScale, uma nova plataforma pioneira que aborda os principais desafios da adoção da inteligência artificial (IA), tais como entender a forma como aplicações de IA tomaram suas decisões, a escassez de recursos capacitados em IA e a complexidade de se trabalhar com ferramentas diferentes de diferentes provedores.

A novidade permitirá que as empresas executem a IA de maneira transparente, independentemente de onde suas aplicações foram construídas ou em qual ambiente elas são executadas. O AI OpenScale pode detectar e corrigir desvios em todo o espectro de aplicativos de inteligência artificial, à medida que esses são executados.

Como parte do AI OpenScale, a IBM também lançará o NeuNetS, um grande avanço tecnológico no qual uma aplicação de IA constrói outras aplicações de IA - fazendo com que seja possível criar redes neurais complexas e profundas a partir do zero. Isso ajudará a minimizar a falta de recursos capacitados e ajudará a acelerar e simplificar a adoção de IA.

O AI OpenScale automatiza a o processo de explicação de resultados, diminui o viés das respostas fornecidas pelos sistemas e permite a auditoria das aplicações de IA de forma agnóstica quanto a ferramenta ou provedor utilizados. O AI Open Scale trabalha com modelos de machine learning e deep learning de padrão aberto como Tensorflow, Scikitlearn, Keras e SparkML e suporta aplicações e modelos hospedados em diferentes provedores de cloud. Leia a revista

Carregando...