O congresso de ciências, engenharia e tecnologia que inspira vocações
O Insper sediará a primeira edição do STEM WOMEN CONGRESS em São Paulo, um evento de referência internacional que visa promover e dar visibilidade a talentos femininos nas áreas de ciências, engenharia, tecnologia e matemáticas (STEM).
O evento contará com uma extensa programação de palestras, debates e oportunidades de networking com líderes de destaque dos setores corporativo, acadêmico e social. O dia começará às 8h30 e será apresentado pela renomada jornalista e apresentadora de TV, Millena Machado.
Ana Carolina Cardoso, presidente do STEM WOMEN CONGRESS Brasil, destaca: "Trazer o STEM Women Congress para o Brasil é um passo crucial para incentivar mais mulheres a seguir carreiras nestas áreas. As mulheres são maioria como concluintes universitárias (cerca de 60%) porém a minoria em Engenharia e Computação/TIC (34% e 17,5% respectivamente). A importância da mulher nestas áras é fundamental para promover a diversidade, criatividade e inovação, além de atender um mercado que cresce exponencialmente e enfrenta uma falta de profissionais importante. Assim que o SWC chega ao Brasil exatamente para chamar a atenção para este gap e inspirar meninas e mulheres que estas áreas são SIM para mulheres, precisamos delas para construir um futuro onde a inovação seja moldada igualmente por todos os gêneros."
Imagem: Divulgação
Ana Carolina Cardoso, presidente do STEM WOMEN CONGRESS Brasil
Como ponto central do evento, teremos a apresentação do STEM Women Annual Report, um estudo global que mapeia e analisa iniciativas STEM em todo o mundo e que este ano foi realizado pela primeira vez no Brasil contando com dados de 75 diferentes programas. O report será realizado anualmente e pretende analisar o resultado destes programas e acompanhar o seu respectivo impacto em mudar a realidade em termos mais mulheres em STEM.
Eva Díaz, CEO e fundadora do STEM WOMEN CONGRESS, afirma: "Cada cidade onde organizamos o Congresso fortalece a rede global de iniciativas que trabalham diariamente para reduzir a desigualdade de gênero em STEM. Temos muito orgulho de celebrar a primeira edição em São Paulo, uma cidade com potencial para liderar transformações em toda a América Latina."
Ao longo do dia, os participantes ouvirão especialistas como André Aquino (Diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo), Carolina Videira (Membro do Comitê Consultivo Educa 2030 do Pacto Global da ONU), Tânia Cosentino (VP de Vendas em Cyber Security - LATAM Board member da Microsoft LATAM) e Sonia Guimarães (Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA), entre muitos outros.
O crescimento global do SWC
O STEM WOMEN CONGRESS foi fundado em Barcelona em 2019 e celebrou sua sétima edição em novembro de 2024. Já está consolidado em diversas cidades: Madri (6 de maio), Lisboa (8 de outubro), Milão (15 de outubro), Montreal (25 de setembro) e Toronto (22 de outubro).Além disso, o evento também estreará este ano, além de São Paulo, em Cartagena das Índias (28 de maio) e Medellín (1º de agosto), confirmando ainda mais sua expansão pelo continente americano. Edições futuras também estão planejadas no Chile, Turquia e Holanda, com datas a serem anunciadas.
Com o apoio de empresas comprometidas
Empresas que investem no SWC e engajadas com o tema como ELEA DATA PARTNERS, PROOFPOINT, DEERNS, INSPER e 250 GRADOS e organizações apoiadoras como LEADER EXPONENTIAL LEADERSHIP, BRASSCOM e PACTO GLOBAL REDE BRASIL, também estarão presentes no evento.Sobre o Stem Women Congress
O STEM Women Congress é uma plataforma sem fins lucrativos que conecta mais de 4.000 pessoas globalmente, criada com a missão de aumentar o número de mulheres nos setores STEM. Atua como um centro para iniciativas e programas, impulsionando a visibilidade das mulheres STEM e trabalhando para garantir a igualdade de oportunidades acadêmicas e profissionais.Fundada em Barcelona, e com representação sem fins lucrativos também no Brasil, o SWC possui uma delegação comercial em Montreal e uma estratégia de expansão global. Em 2023, recebeu o Prêmio DonaTIC do Governo da Catalunha e foi finalista do prêmio "The Women Changing the World Global Awards" em 2024.