Atos anuncia o simulador quântico mais poderoso do mercado

A Atos, líder mundial em transformação digital, apresentou durante o Atos Technology Days a última versão do seu simulador quântico, o Atos Quantum Learning Machine (Atos QLM). O modelo possui o dobro da potência e capacidade de simulação de Qubits quânticos comparado a última versão, além de ser mais eficiente e escalável.

Apenas um ano após seu lançamento, o Atos QLM tem sido um grande sucesso comercial junto a universidades, laboratórios de pesquisa e empresas. A versão anterior do simulador, que já era o mais poderoso do mundo com 20 Qubits, agora dobrou e é o primeiro sistema quântico pronto para uso, disponível comercialmente, que tem capacidade de simular 41 Qubits. A máquina é baseada em uma nova plataforma de computação que oferece mais desempenho, memória, e é capaz de incluir aceleradores que aumentarão ainda mais o poder de simulação.

Esta versão mais recente aprimorou os recursos de modelagem para hardware quântico, como a modelagem de "ruído quântico", que permite aos pesquisadores tornar a simulação de qubits mais realista. Esse importante passo foi considerado pelo Conselho Científico da Atos Quantum como um grande avanço no campo da pesquisa em computação quântica.

"Com o lançamento do seu programa Atos Quantum em novembro de 2016, a Atos tornou-se pioneira em computação quântica na Europa. Somos apoiados por um conselho científico de renome mundial, composto por ganhadores do Prêmio Nobel e da Medalha Fields e pelos melhores especialistas internacionais neste campo", conta Thierry Breton, Presidente e CEO da Atos. "Já estamos antecipando o 'tsunami digital' que a computação quântica pode representar, em comparação com a onda de transformação digital que estamos experimentando atualmente."

A Atos já entregou um primeiro exemplar de seu novo simulador quântico para a universidade austríaca FH Oberösterreich (Hagenberg), que ajudará professores e pesquisadores do Departamento de Sistemas de Informação Segura a analisar e desenvolver novos algoritmos necessários para a melhoria dos processos criptográficos. Leia a revista

Carregando...