Não deixe a vida te levar

A maioria das pessoas não pensa em planejar sua carreira. Nós deixamos a vida nos levar. Mas, se você deixar a vida te levar, principalmente a sua vida profissional, dificilmente vai alcançar os seus sonhos.
Trabalhamos de 8 a 10 horas por dia. Nas grandes cidades, gastamos mais duas ou três horas no trânsito. Participamos de cursos e treinamentos para desenvolver competências profissionais. Lá se vão mais quatro ou cinco horas de nosso dia dedicadas ao trabalho. Quanto sobra de seu tempo para se dedicar à família, amigos, hobbies, etc.?
Quando estamos insatisfeitos com o trabalho, acabamos por levar o stress e insatisfação para as outras áreas de nossa vida. Por isso, creio que quem não é feliz em sua profissão não é feliz na vida. Precisamos encontrar algo que amamos, que nos completa, e transformar isso em nosso trabalho.

Identifique sua identidade
O primeiro passo é examinar sua identidade. É saber quem você é de verdade, o que gosta de fazer, o que te deixa feliz. Quem faz aquilo que gosta faz bem e quem faz bem é reconhecido profissionalmente.

Valorize seus Valores
Uma forma de descobrir quem você é de verdade é definir quais são os seus valores. São as coisas mais importantes nas quais você acredita. Seus princípios, crenças, seu propósito. O que o define como profissional? Que valores o guiam?

Transforme sonhos em objetivos
Sonhar grande é importante. Mas o sonho precisa ser transformado em objetivos e metas. Uma meta é um sonho com data e tamanho determinados. Deve ser específica, ter limites e dimensões, realista e visualizável. Precisa ser coerente com os recursos de que você dispõe.
Mas também precisa ser desafiadora, estimulante e motivadora. Defina um número reduzido de metas, pois desta forma evitará a dispersão de seus esforços. 
Transforme seus sonhos em metas. Quanto mais detalhado for o seu objetivo, mais facilmente você vai conseguir desenhar seu plano de ação para chegar lá. Mas isto é assunto para a nossa próxima coluna. Leia a revista

Carregando...