Startup baiana cria serviço de defesa de multas de trânsito

Uma ideia inovadora da startup baiana defesaserecursos.com.br foi criada para auxiliar os motoristas que receberam multas por infrações de trânsito no Brasil. O serviço ajuda os condutores, quando estes não concordam com a penalidade e, por isso, querem se defender. O procedimento é feito de forma simples, através do site.

Por meio de um sistema online, o serviço permite que a pessoa multada preencha um formulário informando os dados da infração, do condutor e do veículo. Com esses dados, o sistema gera uma defesa pronta para ser impressa, assinada pelo cidadão e enviada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Assim que a defesa é apresentada junto ao órgão de trânsito, a cobrança da multa e dos pontos de habilitação é suspensa. Caso não se ganhe o recurso, só será imposta a multa após o julgamento em todas as instâncias, adiando o pagamento e a imposição dos pontos. Além da defesa, são enviadas, também por e-mail, as instruções sobre documentos a serem anexados.

Ao contrário do modelo pronto, muitas vezes desatualizado, a equipe defesaserecursos.com.br possui um foco em constante aperfeiçoamento das técnicas de argumentação, visando fazer uso de tecnologia de ponta para criação de defesas convincentes e personalizadas.

De acordo com o sócio-fundador da startup, Albert Moreira, a ideia da ferramenta surgiu quando ele passou por uma situação em que precisou se defender das multas que recebeu e não achou na internet nada que lhe ajudasse na defesa. Assim, ele entrou em contato com alguns amigos advogados, que ajudaram a construir as defesas. "O serviço se pauta no direito do condutor de se defender com uma defesa bem embasada, não havendo qualquer intenção de concorrer ou substituir o serviço oferecido por um advogado", explica Albert Moreira.

Por enquanto, o serviço é disponibilizado de forma gratuita para a primeira infração do condutor. Considerando a expiração do período estabelecido, bem como o aumento do escopo de funcionalidades da solução, passará a ser cobrada uma taxa simbólica.

Com o sucesso do serviço, que foi disponibilizado no final do ano passado, a startup fechou parceria com a empresa espanhola de transportes Cabify, com a estratégia traçada para subsidiar os condutores, que passam bastante tempo no trânsito. "É natural que, quanto mais tempo o condutor passe no trânsito, mais suscetível às infrações ele esteja e nosso serviço pode ajudar muito a ampliar as chances de defesa", afirma Albert Moreira.

A startup integra o grupo Viva Inovação Tecnológica, empresa de soluções tecnológicas com foco em aumento da produtividade e melhoria de processos para instituições públicas e privadas. Localizado no Parque Tecnológico do Estado da Bahia, o grupo vem promovendo a sua expansão internacional em mercados como Estados Unidos, Espanha, Itália e dentre outros. Leia a revista
Editorial, 10.FEVEREIRO.2017 | Postado em Startup

Carregando...