CESAR sediará hub do Exercício Guardião Cibernético 2026 em Recife

O Recife será uma das cidades-sede do Exercício Guardião Cibernético 2026 (EGC 2026), considerado o maior exercício de defesa cibernética do Hemisfério Sul. A capital pernambucana participará da operação por meio do CESAR, que foi confirmado como hub regional do treinamento coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro.

O exercício será realizado entre os dias 21 e 25 de setembro de 2026 e deve reunir cerca de 240 organizações, incluindo Forças Armadas, órgãos governamentais, agências reguladoras, instituições de ensino e operadores de setores estratégicos, como energia, água, telecomunicações e finanças.

A iniciativa simula ataques cibernéticos em larga escala para testar e fortalecer a capacidade de resposta do país diante de ameaças digitais. A programação inclui simulações de gestão de crise para lideranças e treinamentos técnicos voltados às equipes operacionais.

Segundo o General de Divisão Jacy Barbosa Junior, comandante cibernético do Exército Brasileiro, a escolha do CESAR está relacionada à atuação da instituição na região. “O CESAR é uma referência aqui na região e é uma forma que as Forças encontraram de estar mais próximas da indústria, dos serviços e do comércio no Nordeste. Nós trouxemos o Exercício Guardião para diversas regiões do país e, aqui em Recife, o CESAR foi uma escolha natural nesse processo de aproximação com os serviços e as indústrias da região”, afirma.

Brasília será a sede principal do EGC 2026. Além do Recife, o exercício contará com hubs em Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. De acordo com o CESAR, a escolha da instituição para sediar o hub Recife está ligada à operação do CISSA, único Centro de Competência em Cibersegurança credenciado pela EMBRAPII no país. O credenciamento foi obtido em 2024.

O CISSA atua em quatro frentes: pesquisa, capacitação de talentos, aceleração de startups e conexão entre empresas, governo e instituições de ensino e pesquisa. Entre as áreas de atuação estão gestão de identidade e acesso, proteção e privacidade de dados, inteligência de ameaças cibernéticas e aspectos legais, éticos e comportamentais da segurança digital.

Para Georgia Barbosa, gerente executiva do CISSA, a participação no exercício representa um marco para a instituição. “Estar entre os anfitriões participantes do Guardião Cibernético é o reconhecimento de um trabalho que o CESAR vem construindo e um marco para o CISSA. Coloca Recife no centro de um dos maiores exercícios de defesa cibernética do mundo e reforça o papel do CISSA nesse campo”.

O acordo entre o Exército Brasileiro e o CESAR ocorre em um contexto de aumento da frequência e da sofisticação de ataques contra infraestruturas críticas, como energia, água, telecomunicações e sistema financeiro. Segundo as instituições, a iniciativa busca ampliar a capacidade do país de antecipar, simular e responder a esses cenários, além de fortalecer a formação de talentos e a geração de conhecimento aplicado em cibersegurança. Leia a revista

Carregando...