Instituto epHealth usa tecnologia para monitorar hipertensão e diabetes no Nordeste
O Instituto epHealth desenvolve uma iniciativa voltada ao uso de tecnologia e inteligência de dados para fortalecer o acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes na Atenção Primária do SUS. O projeto epCertify com Linha de Cuidado HIPERDIA integra o programa Juntos pela Saúde, com apoio do BNDES, parceria da Umane e gestão do IDIS.
A iniciativa conecta informações do prontuário eletrônico e-SUS PEC, dados territoriais e ferramentas de monitoramento para apoiar equipes de saúde na gestão de doenças crônicas. O projeto começou em outubro de 2024 e atende municípios da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão, alcançando cerca de 200 mil habitantes.
O sistema realiza a qualificação de dados cadastrais por CPF para reduzir inconsistências nos registros dos pacientes e alimentar painéis que ajudam equipes de saúde a identificar subdiagnósticos, baixa adesão ao tratamento e evolução clínica da população acompanhada.
A plataforma também possui integração oficial com o WhatsApp para envio automatizado de alertas sobre pacientes críticos diretamente às equipes de saúde.
Segundo Pedro Marton, presidente e fundador do Instituto epHealth, a organização dos dados é um dos desafios centrais da saúde pública brasileira. “O desafio da saúde pública brasileira não está apenas na ampliação do acesso, mas na organização do cuidado e na capacidade de acompanhamento contínuo da população”, afirma.
A iniciativa também conta com uma frente de pesquisa científica desenvolvida em parceria com a MOVE Academic Research Organization, ligada ao Hospital Moinhos de Vento. O estudo utiliza o modelo internacional RE-AIM para avaliar alcance e sustentabilidade da intervenção no SUS, com resultados previstos para o segundo semestre de 2026.
O projeto é implementado em Barra do Mendes, Canarana, Central e Macajuba (BA); Bodocó, Limoeiro e Santa Cruz (PE); Mataraca (PB); São Miguel do Gostoso (RN) e Penalva (MA).
Conheça mais sobre o Programa Juntos pela Saúde clicando aqui! Leia a revista