Curso de IA no Hub Salvador registra procura três vezes maior que a oferta

A procura por formação em Inteligência Artificial superou as expectativas no Hub Salvador. O Curso IA para Líderes, realizado em parceria com o Banco do Nordeste e a D&D Soluções, registrou uma demanda mais de 300% superior ao número de vagas disponíveis. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (18), na sede do Hub, no bairro do Comércio, e deve motivar a ampliação da iniciativa no próximo ano, com novas turmas e modalidades.

Voltado à capacitação de líderes para a elaboração e execução de planos de negócios com apoio de ferramentas de IA, o curso reuniu empreendedores e gestores interessados em aplicar a tecnologia de forma estratégica em seus processos. Diante da procura acima do esperado, a organização precisou reavaliar a estrutura inicialmente planejada.

O diretor do Hub Salvador, Antônio Rocha, afirmou que o alcance da primeira turma surpreendeu a equipe. "Não imaginávamos que a primeira turma, o nosso piloto, tivesse um alcance tão grande. Foi uma surpresa boa que nos fez replanejar o evento para aumentar o número de vagas, tanto que mudamos o local e mesmo assim tivemos que fazer algumas adaptações porque a demanda foi realmente muito superior ao imaginado", destaca.

Com base nos resultados da edição inaugural, o Hub de Inovação do Banco do Nordeste já discute a expansão do projeto em 2026. Segundo o gestor da área, Gabriel Salgado, a proposta é ampliar tanto a quantidade de turmas quanto os temas abordados. "(Pensamos) não só em ampliar as turmas, mas os temas também. É um compromisso nosso fazer oficinas como essa, não só sobre inteligência artificial, mas escutar o empreendedor, ver qual é a demanda que ele mais precisa e trazer oficinas de seu interesse", garante.

Entre os participantes, a expectativa é aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia dos negócios. A empreendedora Larissa Silva, do Empreenda Café, avalia que o curso contribuiu para o amadurecimento estratégico de sua operação. "A ideia é sair daqui mais amadurecida nesse lado estratégico, conseguindo conectar diferentes ferramentas e automatizar algumas camadas do meu processo que hoje é bastante operacional", afirma.

Já Melissa Oliveira, da Cactus Mídia, destaca o contato com novas soluções tecnológicas. "Penso em trazer outras plataformas de IA. Eu usava poucas e aqui descobri outras que não conhecia ainda", complementa.

Para Lázaro Cunha, diretor Executivo do Instituto Cultural Steve Biko, que atua com empreendedorismo negro, a atualização tecnológica é um fator essencial para reduzir desigualdades no ambiente de negócios. "Quando você sai de um evento como esse, várias possibilidades surgem. Você não pode ficar para trás, e isso precisa ser transmitido para os empreendedores negros, que, para além do racismo sistêmico, ele também tem essa demanda por atualização no campo dos negócios e da alta tecnologia". Leia a revista

Carregando...