Jovens projetam a Aracaju do futuro em desafio de inovação
O Ideathon Serpro “Aracaju de Amanhã: conectando jovens talentos à economia do futuro”, realizado durante a Campus Party Weekend Aracaju (25 e 26 de outubro), reuniu equipes de jovens para idealizar, prototipar e apresentar soluções — tecnológicas e não tecnológicas — voltadas a transformar a capital sergipana em um polo de atração, desenvolvimento e retenção de profissionais. O resultado foi um mosaico de propostas que combinam tecnologia, criatividade e foco em impacto real.Vencedores
1º lugar: Hub+ (Raiana Silva, Tainá dos Santos e Marcos Paulo)
A proposta cria uma plataforma para conectar jovens ao mercado de trabalho por meio de uma trilha formativa em marketing e uma jornada de empreendedorismo. O objetivo é formar para o emprego formal ou para abrir o próprio negócio, com portfólio pronto e competências práticas.“Nossa solução é conectar o jovem com o mercado de trabalho. A plataforma oferece uma trilha formativa, principalmente na área de marketing, e também uma formação empreendedora, para que ele saia com seu portfólio pronto e desenvolva competências para criar o próprio negócio. Dessa forma, fomentamos o empreendedorismo dentro de Sergipe”, explicou Tainá dos Santos, líder da equipe campeã.
2º lugar: JTA Team (Davi Williams, Jairo Neto e Guilherme Santos) — Protetores da Costa
Um aplicativo de conscientização ambiental que conecta jovens, ONGs e órgãos públicos em ações conjuntas de preservação. O app utiliza gamificação, pontuação e recompensas para engajar a comunidade, com foco especial nas áreas costeiras do estado.
“A maioria dos jovens se preocupa com o meio ambiente, mas não sabe como agir. Então criamos um aplicativo que une o jovem, as ONGs e os órgãos públicos para atuarem juntos em prol do meio ambiente, com gamificação e recompensas. Assim, conseguimos engajar e criar impacto real, principalmente nas áreas costeiras do estado”, contou Guilherme Santos, líder do time.
3º lugar: Startakí (Leilanne Estrela, Breno Gustavo e Guilherme Viana)
Uma plataforma de empreendedorismo e inovação colaborativa que aproxima pessoas com ideias de mentores capazes de orientá-las na estruturação de startups, do passo zero até a validação no mercado.
“Nossa ideia é um fio condutor inicial para quem quer entrar no mercado de startups, mas não sabe por onde começar. A plataforma conecta quem tem uma ideia a pessoas que acreditam nela, indicando os primeiros passos até o momento de levar o projeto ao mercado”, explicou Guilherme Viana, líder da equipe.
Um laboratório de cocriação para a cidade
Mais do que uma disputa, o Ideathon funcionou como um laboratório de cocriação para Aracaju. Ao longo da maratona, as equipes mapearam dores locais, refinaram hipóteses, buscaram viabilidade e apresentaram protótipos com soluções que dialogam diretamente com desafios da vida real: geração de oportunidades para a juventude, capacitação prática, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental e fortalecimento do ecossistema de inovação.“Mais do que um desafio tecnológico, o Ideathon foi um convite à co-criação de soluções que conectam o potencial da juventude às oportunidades da economia do século XXI”, destacou Eliezer Trajano, gerente de Oportunidades de Negócios do Serpro e coordenador da banca avaliadora. “Durante a maratona, as equipes desenvolveram ideias que vão de plataformas digitais a modelos de negócio inovadores, todos voltados à geração de oportunidades, capacitação e fortalecimento do ecossistema local de inovação.”
Juventude protagonista
Na cerimônia de premiação, o Serpro reforçou a importância de preparar as novas gerações para um cenário de transformação acelerada por inteligência artificial, automação e conectividade.“O mundo está em acelerada transformação. A inteligência artificial, a automação e a conectividade não são mais previsões, são a nossa realidade. Profissões surgem e desaparecem numa velocidade nunca antes vista e a pergunta que fica é: como podemos garantir que nossos jovens não sejam apenas espectadores, mas protagonistas na construção de uma nova era de prosperidade para Aracaju?”, provocou Márcio Jardim, assessor especial do Serpro.
“Queremos que você olhe para além do horizonte e nos ajude a construir as pontes que conectarão o potencial da nossa juventude com as oportunidades da economia do século XXI. A hora de construir o amanhã é agora, e o Serpro está junto com vocês nessa busca, apoiando, incentivando”, completou.
Mais do que os prêmios em dinheiro, os vencedorem recebem reconhecimento abrindo portas para mentorias, conexões e uma trilha de amadurecimento das soluções junto ao ecossistema local — fator decisivo para a transformação de protótipos em negócios sustentáveis. Leia a revista