Talentos de Pernambuco se destacaram em competição nacional de tecnologia
A equipe MUNix, formada pelos estudantes pernambucanos Marina Paixão, Natalie Chaves e Uanderson Ricardo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o primeiro lugar no Hackathon Bemobi 2025, parte do Festival de Cultura Digital Hacktudo. O grupo desenvolveu o Bemobi Hub, uma solução que utiliza agentes de Inteligência Artificial para transformar a jornada de pagamentos digitais no Brasil.O projeto propõe um superapp capaz de integrar diferentes meios de pagamento e comunicação com o cliente em uma única experiência fluida, segura e personalizada. O sistema utiliza quatro agentes de IA — responsáveis por onboarding, segurança, pagamentos e suporte — que operam de forma integrada com tecnologias de Open Finance e APIs, reduzindo falhas e melhorando a experiência do usuário.
A trajetória da equipe impressiona: após conquistar o 2º lugar no Hackathon Bemobi 2024, os estudantes chegaram ao topo do pódio este ano, demonstrando evolução e persistência.
"A continuidade e o aprimoramento ao longo das edições mostram como o hackathon cumpre seu papel de incentivo à inovação e à formação de talentos", destacou Miguel Colker, fundador e diretor geral do Hacktudo.
Talento nordestino em destaque
O sucesso da equipe pernambucana reforça o potencial do Nordeste como polo de inovação tecnológica. Durante o discurso de agradecimento, a equipe celebrou o aprendizado acumulado ao longo das edições e destacou a importância das mentorias.
Imagem: Divulgação
Equipe MUNix - Marina Paixão, Natalie Chaves e Uanderson Ricardo
"A experiência foi muito rica, não só pela conquista, mas pelo quanto aprendemos tecnicamente e como equipe. É gratificante ver nossa evolução ano a ano e poder contribuir com ideias para o futuro dos pagamentos", disse Marina Paixão, em nome do grupo.
"O Hackathon Bemobi é uma oportunidade para que estudantes transformem ideias em soluções reais. Ver projetos como o da MUNix mostra o potencial que o ecossistema brasileiro tem em IA e pagamentos digitais", afirma Felipe Goldin, CTO da Bemobi.
O Hackathon Bemobi integra a programação oficial do Hacktudo 2025, o maior festival gratuito de cultura digital da América Latina, que reúne atrações de tecnologia, inovação, cultura e impacto social, distribuindo R$ 16 mil em prêmios para os vencedores. Leia a revista