Panduit amplia presença no Nordeste com distribuidora em Alagoas
A Panduit, líder global em soluções de infraestrutura elétrica e de redes, anunciou a Symmeo, unidade de negócios do Grupo Prexx, como nova parceira de distribuição no Brasil. Com matriz em Santa Catarina e filiais no Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas e Flórida (EUA), o Grupo Prexx atua em mais de 70 segmentos, em 37 países, e registra faturamento anual de R$ 2 bilhões.Ao incorporar o portfólio da Panduit, a Symmeo — que soma sete anos de experiência na comercialização de produtos para os setores de tecnologia e telecomunicações — reforça sua estrutura, com uma equipe de 60 profissionais, para atendimento com foco em projetos. A parceria fortalece a atuação com integradores, revendedores, clientes corporativos e governo, ampliando a capilaridade nacional e beneficiando diretamente o Nordeste por meio da operação em Alagoas.
Para consolidar a cobertura nacional, a empresa também anunciou uma unidade em Manaus, aprimorando logística e atendimento no Norte do país. "Mesmo sem uma filial, a região Norte é responsável por um grande volume de negócios, pois ainda demanda muita infraestrutura, especialmente na parte de cabeamento. Essa nova unidade na capital amazonense possibilitará logística e atendimento comercial mais eficientes", afirma Airton Martins, presidente do Grupo Prexx.
Reconhecida pela forte presença no segmento high-end, a Panduit encontrou na Symmeo a parceira ideal para alcançar o mercado SMB (pequenos e médios negócios), especialmente no setor de segurança eletrônica, mantendo a coerência de uma estratégia que privilegia capilaridade regional — inclusive no Nordeste. "Em um primeiro momento, nossa ideia era focar na linha de acesso, mais voltada à competitividade de preço, mas a sinergia foi tão positiva que decidimos ampliar o leque e trabalhar com nossa linha completa", ressalta Douglas Ozanan, sócio-fundador da Groz, representante oficial da Panduit no Brasil.
No eixo de soluções, a proposta conjunta é entregar infraestrutura tecnológica ponta a ponta, com aderência a projetos de diferentes portes e setores, atendendo às demandas que crescem no Nordeste por modernização de redes e conectividade. "Nosso portfólio contempla soluções em cabeamento estruturado, climatização de ambientes críticos, sistemas de energia ininterrupta (UPS) e equipamentos ativos de rede. Essa abrangência consolida a empresa como uma fornecedora completa de soluções integradas em infraestrutura tecnológica. Estamos preparados para atender demandas de diferentes portes e segmentos, assegurando eficiência, confiabilidade e elevado desempenho em cada projeto entregue", observa Martins.
A combinação entre capilaridade e oferta completa deve acelerar o atendimento a integradores e revendas espalhadas pelo país — incluindo o Nordeste — e impulsionar também o SMB, que demanda agilidade comercial e flexibilidade logística. "De um lado, a Symmeo, que reúne inteligência fiscal e robustez financeira, pode contar com nosso portfólio completo para atender plenamente ao segmento de grandes projetos; do outro, a Panduit se beneficia da capilaridade de uma distribuidora com ampla rede de revendas espalhadas pelo país, abrindo portas também para o mercado de pequenos e médios negócios, que muitas vezes demanda agilidade em propostas, rapidez na entrega e flexibilidade logística. Essa parceria é fundamental para nossa meta de dobrar o faturamento da Panduit no Brasil até 2030", reforça Ozanan.
Com a parceria, a oferta passa a unir produtos, serviços e soluções integradas, com atendimento em todo o território nacional — e foco ampliado nas oportunidades regionais. "A partir dessa parceria, ampliamos nossa capacidade de atender a diferentes demandas, oferecendo em todo o território brasileiro não apenas produtos e serviços, mas também soluções completas, além de consolidar a Panduit como um fabricante de alta qualidade e tecnologia, mas com produtos competitivos para todos os perfis de clientes", conclui Martins.
Ao destacar a presença em Alagoas e a capilaridade de revendas pelo país, o acordo Panduit–Symmeo reforça a atenção ao Nordeste em projetos de infraestrutura de redes, energia e segurança eletrônica, endereçando necessidades de pequenas, médias e grandes operações com escala, velocidade e qualidade técnica. Leia a revista