Empresas apostam em IA Generativa e modernização como motor de crescimento
Uma pesquisa independente, conduzida por uma firma global de pesquisas com mais de 450 líderes empresariais de diversos setores e regiões do mundo, divulgou resultados sobre as prioridades atuais das empresas. O levantamento explora como as organizações estão pensando em utilizar IA generativa, os parceiros que escolhem e como planejam investir.O resultado em destaque é que, em vez de adotarem uma postura defensiva focada em corte de custos, 55% dos respondentes afirmaram que estão priorizando a modernização tecnológica e o uso de inteligência artificial (IA) como pilares centrais de suas estratégias de negócios.
A pesquisa mostra também uma mudança de mentalidade no mundo corporativo: companhias estão adotando abordagens ofensivas, voltadas à transformação inteligente, à inovação orientada por IA, à reinvenção da experiência do cliente e à modernização de seus ambientes tecnológicos. Bancos, seguradoras, organizações da saúde e de tecnologia são destaque nesse movimento, com iniciativas que colocam a colaboração entre humanos e IA no centro das operações.
As expectativas de investimento até 2027 indicadas pelos líderes entrevistados refletem uma guinada estratégica das empresas rumo à transformação de longo prazo. De acordo com a pesquisa, o número de organizações que pretendem investir em terceirização deve mais que dobrar, passando de 17% para 43%. Já os aportes em IA Generativa também devem crescer de forma significativa, saltando de 13% para 24%, o que reforça a tendência de adoção acelerada dessa tecnologia como pilar de inovação e eficiência operacional.
Outros importantes resultados do levantamento são:
- A principal estratégia de força de trabalho segue sendo a ampliação de funções com IA, com 72% dos entrevistados enxergando a IA generativa como complementar aos colaboradores, e não como substituta.
- 22% buscam aumentar a produtividade dos colaboradores.
- Implementação tecnológica, IA/Analytics e experiência do cliente superam corte de custos como prioridades nas estratégias corporativas.
- 40% ainda mantêm foco na redução de custos operacionais.
- 54% das empresas destacaram o aprimoramento da experiência do cliente como prioridade.
- As empresas planejam aumentar significativamente os investimentos em terceirização e IA generativa nos próximos dois a três anos, sinalizando foco em transformação de longo prazo.
- Parceiros que ofereçam serviços e tecnologias para transformação ponta a ponta, com capacidade de escalar soluções centradas no cliente e integradas à governança, estão entre os mais valorizados.
- Capacidade de oferecer transformação ponta a ponta;
- Integração com sistemas e tecnologias já existentes;
- Adoção das melhores práticas do setor.
Sobre a Pesquisa
A pesquisa confidencial foi conduzida no primeiro semestre de 2025 pelo Everest Group, firma global de pesquisas. O levantamento ouviu mais de 450 líderes empresariais da América do Norte, Europa, América Latina e APAC, todos diretamente envolvidos com o planejamento, design, testes e implementação de iniciativas de IA Generativa. Os respondentes atuam em setores como Bancos e Serviços Financeiros, Saúde, Seguros, Varejo/E-commerce, Tecnologia, Telecomunicações e Mídia, e Viagens. As áreas funcionais abrangem Experiência do Cliente, Dados e Analytics, Finanças, RH, Marketing, Operações, Desenvolvimento de Produto e Inovação — refletindo a natureza multifuncional da adoção de IA. Todas as empresas participantes possuem faturamento anual acima de US$ 100 milhões, sendo que quase metade tem receitas acima de US$ 1 bilhão.Para mais detalhes sobre a pesquisa, acesse aqui: A Era da Transformação Inteligente: A Era de Execução da IA. Leia a revista