Tecnologia impulsiona a construção civil

A construção civil está passando por uma revolução tecnológica, com a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT) ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obras. Uma pesquisa da Abrainc - Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias - em 2023, revelou que um terço das empresas do setor já possui área especializada em Tecnologia ou IA, utilizando-as para diversas finalidades, desde o monitoramento com sensores até a gestão de recursos logísticos.

"O uso da tecnologia ganhou um forte impulso nos últimos anos e tende a se desenvolver ainda mais, na medida em que pode, por exemplo, trazer eficiência, com o aumento de produtividade, elevação da qualificação profissional, e consequente redução de custos e ganhos de margens para as companhias", explica David Fratel, diretor-executivo de engenharia do grupo Kallas e conselheiro do SindusconSP.

Na Kallas, a IA é combinada com sistema de fotogrametria para mensurar o avanço das obras. A empresa também utiliza a plataforma Construcode para digitalizar todas as informações da obra, substituindo as plantas em papel por um aplicativo de QRCode. Desde 2019, foram digitalizados 333 mil projetos e cerca de 1,9 milhão de "folhas", com quase 370 mil acessos.

A Internet das Coisas (IoT) também marca presença na Kallas, através de um sistema inédito que monitora em tempo real o número de colaboradores e suas localizações nas frentes de serviço. Isso permite comparar os dados com modelos de avanços na obra, acompanhar o progresso e analisar os resultados.

A construtora utiliza ainda o BIM (Building Information Modeling) para capturar imagens e modelagens de novos empreendimentos em terrenos recém-demolidos, resultando em um menor índice de erros e retrabalhos. Mais de 300 mil metros quadrados de terrenos já foram avaliados por meio desse sistema. Leia a revista

Carregando...