A revolução da produtividade nas manufaturas já começou

A indústria de manufatura está à beira de uma transformação radical, impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). Um relatório recente, apresentado na Hannover Messe 2025, pela TeamViewer, líder global em soluções para digitalização de ambientes de trabalho, revelou um otimismo generalizado entre os líderes do setor. A grande maioria (71%) acredita que a IA será a força fundamental por trás do maior salto de produtividade em um século, marcando uma nova era para a manufatura.

A adoção da tecnologia já está em ritmo acelerado. Atualmente, 78% dos líderes utilizam IA semanalmente, um aumento expressivo de 46% em relação ao ano anterior. Os resultados são tangíveis e impactam diretamente o dia a dia dos trabalhadores. A automação de tarefas rotineiras, impulsionada pela IA, proporciona um ganho médio de 10 horas mensais, permitindo que os profissionais se dediquem a atividades mais estratégicas e criativas.

A IA tem encontrado aplicações diversas em todo o processo produtivo. Desde a otimização do suporte ao cliente e análise de dados até o aprimoramento da cadeia de suprimentos, a tecnologia demonstra seu potencial em diversas frentes. Mei Dent, diretora de produtos e tecnologia da TeamViewer, ressalta o papel dos jovens profissionais nesse cenário, "Os trabalhadores mais jovens, com mentalidade de nativos digitais, estão liderando a adoção da IA e ajudando a integrar a tecnologia nos sistemas legados da indústria transformadora"


Imagem: Divulgação
Mei Dent, diretora de produtos e tecnologia da TeamViewer


Para a maioria dos tomadores de decisão, a IA é vista como um elemento essencial para aumentar a eficiência, automatizar tarefas e liberar os funcionários para atividades mais estratégicas. Além disso, a tecnologia contribui para aprimorar a qualidade dos produtos, aumentar a capacidade de análise e facilitar a aquisição de novas habilidades, impulsionando o crescimento profissional. As expectativas são altas: os fabricantes esperam que a IA seja um dos principais fatores de aumento de receita, com projeções de crescimento de até 188% no próximo ano.

Apesar do entusiasmo, a jornada rumo à total transformação não está isenta de desafios. Preocupações com a segurança de dados, a falta de conhecimento técnico e os altos custos de implementação ainda representam obstáculos a serem superados. No entanto, a maioria dos fabricantes planeja aumentar os investimentos em IA no próximo ano, demonstrando confiança no potencial transformador da tecnologia. Reconhecendo a importância da capacitação e da liderança para uma adoção bem-sucedida, o setor se prepara para colher os frutos dessa revolução tecnológica.

"A Inteligência Artificial já provou sua capacidade de transformar as empresas, mas estamos apenas arranhando a superfície desse potencial", diz Mei Dent. "Ao focarmos na colaboração, na educação e na adoção responsável, os fabricantes poderão aproveitar todos os benefícios da IA para obter resultados notáveis e promover a inovação em seus negócios", conclui a Diretora de Produtos e Tecnologia da TeamViewer.

Mais informações sobre o Relatório de Oportunidades de IA em Manufatura, em inglês, estão disponíveis através do link. Leia a revista

Carregando...