Rede da Tely acelera com novos investimentos

A Tely, uma das maiores empresas de telecomunicações do Nordeste, está modernizando e expandindo sua rede óptica DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) que interliga dez estados. O objetivo é claro: atender ao aumento da demanda por capacidade de tráfego, impulsionada pelas redes 5G, serviços e conteúdos em nuvem e a entrada de novas empresas de satélites no mercado brasileiro.

"Nossa primeira rede óptica DWDM foi implantada entre Recife e Fortaleza, para conectar nossos clientes aos sistemas de cabos submarinos internacionais", conta Leonardo Lins, CEO da Tely.

A Tely atende grandes clientes como fornecedores de conteúdo de internet (OTTs), grandes operadoras de telecomunicações, provedores de serviços de internet (ISPs), operadores de cabos submarinos e empresas de satélites. "O mercado de infraestrutura de redes vem passando por um momento de grande expansão", afirma Lins. "A demanda está sendo impulsionada pelas grandes operadoras de serviços 5G, que não têm capilaridade de rede para atender cidades menores ou mais afastadas e, também, pelo aumento da oferta de conteúdos em nuvem e pela entrada no país de novas empresas de comunicação por satélite", acrescenta.

Para aumentar a capacidade de sua rede DWDM, a Tely está instalando 43 transponders TM800G da Padtec, inclusive na expansão do sistema que conecta Duque de Caxias (RJ) a Belo Horizonte (MG). A Padtec também fornecerá o novo multiplexador de 32 canais com 150 GHz de espaçamento e a placa TM2400G-NK, que suporta até 1,2 Tb/s em um único canal.

No trecho entre Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), a Tely atualizará a camada óptica com WSS (Wavelength Selective Switch) para suportar taxas mais altas com os transponders TM800G e TM2400G-NK. "Nesse caso, o objetivo é atender à necessidade de um cliente da área de serviços de satélite", revela Lins. A empresa também modernizará o anel DWDM em São Paulo, substituindo a rede antiga por um sistema Padtec com WSS, interligando cinco pontos estratégicos na capital paulista.

O CEO da Tely destaca a parceria com a Padtec, impulsionada por facilidades de financiamento e produtos com tecnologia avançada, como o transponder TM2400G-NK. "Essa é uma solução que permite aos provedores de infraestrutura de rede otimizar sua operação, transportando mais tráfego com uma quantidade menor de equipamentos. Entre as principais vantagens dessa tecnologia estão a redução do custo por bit transmitido, bem como o menor consumo de energia e também de espaço nos ambientes de telecomunicações", ressalta Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec. Leia a revista

Carregando...