DeepSeek e golpes digitais
A chegada da DeepSeek, a mais recente inteligência artificial chinesa, tem gerado grande expectativa no mercado. No entanto, junto com o interesse, surge uma onda preocupante de fraudes relacionadas ao seu nome. Um levantamento da Branddi, empresa especializada em proteção de marcas, revelou que, em janeiro, foram criados 2.137 sites falsos utilizando o domínio da DeepSeek. Desses, 1.983 foram registrados entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2025. Além disso, mais 230 foram detectados no primeiro final de semana de fevereiro.O aumento expressivo de domínios acompanha o lançamento oficial do programa, em 20 de janeiro. A análise da Branddi identificou padrões de fraudes, como a venda de tokens (ativos digitais) falsos através da DeepSeek e ofertas de versões do aplicativo em criptomoedas, enganando internautas e investidores.
Outro foco de atenção são os anúncios digitais. A Branddi detectou golpistas rodando anúncios no Meta Ads para divulgar promoções falsas com o nome da DeepSeek. Essas campanhas enganosas levam os usuários a aplicativos não oficiais, comprometendo a segurança digital e induzindo a compras falsas.
Gustavo Mariotto, CSO da Branddi, explica: "É importante ressaltar que, em todos os casos citados, as ações partem de golpistas que utilizam a DeepSeek como meio para a realização das fraudes". Ele acrescenta: "De toda forma, a plataforma não deve ser culpabilizada pelos golpes aplicados, podendo ser, na verdade, também considerada como uma vítima dos golpistas".
O interesse dos brasileiros no tema também aumentou significativamente. No dia 28 de janeiro, as buscas no Google pelo termo "golpe DeepSeek" aumentaram em 100 vezes.
O fenômeno observado com a DeepSeek é um caso de Brand Impersonation, onde fraudadores replicam a identidade visual e o nome de uma marca para atrair o público e aplicar golpes. "Estamos diante de uma dinâmica sofisticada, que mescla domínios falsos, marketplaces paralelos e anúncios enganosos para ampliar o alcance das fraudes", explica Mariotto. Ele alerta: "Esses golpes não apenas prejudicam os consumidores, mas também impactam diretamente as empresas, trazendo prejuízos financeiros e afetando a reputação dessas marcas".
A Branddi alerta que a disseminação dessas fraudes pode crescer nos próximos meses, uma vez que novas ferramentas de IA atraem grande interesse do público e são alvos frequentes de golpes digitais. O monitoramento contínuo e a ação rápida para remoção de conteúdos fraudulentos são fundamentais para conter os impactos negativos dessas práticas. Leia a revista