Uau Studios

Trabalhar com a educação de jovens e adolescentes pode não ser muito fácil atualmente, já que a maioria deles estão constantemente conectados nas redes sociais e compartilhando fotos e informações. Então como fazer para despertar a atenção dos estudantes em sala de aula? Como fazer que eles se interessem quando existe um mundo de informações disponível na rede mundial de computadores?
 
Apesar das dificuldades, parece que empresários paraibanos descobriram como fazer como os estudantes se interessarem pelas disciplinas e criaram a Uau Studios. A solução encontrada pelos empresários foi a coleção de livros-jogo denominado Topic Play. Segundo Mackson Araujo, fundador e consultor de tecnologias da startup, o projeto ajuda a melhorar em até 74% os resultados de ensino, avaliação e aprendizagem usando mundos pedagógicos em 3D. "Nossa coleção abrange 22 temas de diversas disciplinas e proporcionam aulas mais lúdicas e desafiadoras com mundos exploráveis, que não separam a avaliação do aprendizado" Os livros jogos, ainda estimulam a visão seletiva e auxiliam na educação de surdos.

OS LIVROS-JOGO PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Para criar o Topic Play os desenvolvedores avaliaram as condições educacionais no ensino fundamental, médio e profissional, buscamos compreender a realidade de dois personagens "O professor, mal remunerado, mal assessorado, que precisa, orientar, inspirar e engajar vários estudantes, em uma aula, de um tema abstrato como por exemplo. E o estudante que comparece na sala de aula para assistir a uma aula que muitas vezes não faz nenhum sentido para ele e que gera baixíssimo valor para a sua vida profissional e social". Assim nasceram os jogos 3D, um projeto inovador que tinha a finalidade de "contextualizar, simplificar e aumentar a curva de aprendizagem dos temas mais doloridos dos ensinos secundário e profissional", afirma Mackson.

Além dos livros-jogo, os criadores desenvolveram também um modelo pedagógico que capacita os professores envolvidos, estimulando o empreendedorismo, a colaboração, a lógica e a criatividade na sala de aula.

Atualmente a plataforma Topic Play possui 23 versões para os temas mais recorrentes em sala de aula e que vão ajudar os alunos em avaliações como o ENEM.

DA PARAÍBA PARA O CANADÁ

Referência em modelos educacionais, o Canadá é um dos melhores países para se estudar, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Por causa disso, os fundadores da Uau Studios resolveram testar a plataforma também neste país, e tem recebido bons resultados. "Os testes em high schools públicas canadenses foram extremamente promissores e bem receptivos, pois os canadenses acreditam em modelos pedagógicos e tecnologias que promovam a interdisciplinaridade, a contextualização em situações do mundo real, no empreendedorismo, na criatividade e na colaboração", comenta Mackson.
 
O sucesso do projeto tem feito os criadores pensarem em expandir a plataforma para outros países "Além de Brasil e Canadá, pretendemos levar a plataforma Topic Play para Holanda, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Chile, China e Coreia do Sul até 2018".

APLICAÇÃO, RESULTADOS E DESAFIOS

Durante os 14 meses de operação da startup, a plataforma da Uau Studios já foi utilizada, testada e adaptada em 22 instituições educacionais no Brasil e no Canadá.

Os desenvolvedores comentam que os resultados demonstram a melhoria de 74% no engajamento e aprendizagem e a otimização de 46% em avaliações e seminários, "apesar dos números positivos, tivemos dificuldades notáveis no que tange a mudança ou aceitação de tecnologias por parte de 70% dos professores com quem trabalhamos, o que nos leva a visualizar que precisamos investir em capacitações para os docentes, fazendo-os enxergar os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para o seu dia a dia.
Leia a revista
Editorial, 31.MAIO.2016 | Postado em Startup

Carregando...