Projeto de laboratório no Ceará recebe R$ 13 milhões para expansão
O Instituto Atlântico foi selecionado em uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Finep, recebendo R$ 13,2 milhões para ampliar seu Laboratório de Inteligência Artificial (IA). O valor será investido na aquisição de novos equipamentos e na capacitação de pesquisadores na área de IA.Fortaleza, 07 de novembro de 2024 - O projeto, selecionado na chamada pública MCTI/Finep/FNDCT, visa fortalecer a infraestrutura do laboratório e expandir a formação de especialistas em Inteligência Artificial, com foco em impulsionar o ecossistema de startups tecnológicas e promover a inovação na região.
Luiz Alves, diretor de Inovação e Novos Negócios do Atlântico, destaca a importância do aporte para o desenvolvimento contínuo do instituto. "Esses recursos são fundamentais para consolidar o Atlântico como um centro de excelência em Inteligência Artificial e para tornar o Ceará um polo de inovação e pesquisa em IA", afirma.
Créditos da imagem: Divulgação
A proposta prevê a criação de um Centro Multiusuário, integrado ao Laboratório de Inovação Aberta do Atlântico (ALIA), que promoverá pesquisas colaborativas com universidades, empresas e startups, com o objetivo de impulsionar a transformação digital e a inovação tecnológica. A iniciativa também visa ampliar a infraestrutura computacional para atender à demanda de pesquisas mais complexas.
O projeto envolve colaboração com instituições de ensino e pesquisa, incluindo a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O foco da parceria é desenvolver soluções complexas por meio de uma rede de pesquisadores, integrando conhecimento e expertise.
Além disso, o projeto permitirá a compra de novos equipamentos para o Laboratório de IA, incluindo servidores de última geração e tecnologias avançadas, como a GPU H100 da NVIDIA, para dar suporte às demandas de pesquisas avançadas em IA.
A iniciativa também se destina a capacitar novos especialistas, com a oferta de bolsas e programas de formação, visando atender à crescente necessidade de
profissionais altamente qualificados para lidar com as questões emergentes no campo da Inteligência Artificial. Leia a revista