Gartner prevê 85 milhões de veículos elétricos nas ruas até 2025

Até o final de 2025, o Gartner estima que 85 milhões de veículos elétricos, incluindo carros, ônibus, vans e caminhões pesados, estarão em circulação globalmente. Isso representa um crescimento de 33% em relação a 2023, quando a frota deve atingir 64 milhões de unidades.

Segundo Jonathan Davenport, analista do Gartner, o crescimento será impulsionado principalmente pela China e Europa, que juntas deverão representar 82% do total de veículos elétricos em uso no mundo. “Embora as expectativas iniciais para a transição para os veículos elétricos tenham sido superestimadas, o mercado está avançando de forma sólida. A China deve liderar esse movimento com 49 milhões de veículos nas ruas até 2025, enquanto a Europa terá cerca de 20,6 milhões”, afirma Davenport.

Os veículos elétricos a bateria (BEVs) devem chegar a 62 milhões de unidades em 2025, um aumento de 35% em relação a 2023. Já os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) crescerão em um ritmo mais lento, totalizando 23 milhões de unidades no mesmo período, um incremento de 28%.

Outro ponto importante levantado pelo Gartner é o avanço da reciclagem de baterias. Até 2030, espera-se que 95% das baterias dos veículos elétricos possam ser recicladas, ajudando a mitigar o risco de escassez de matérias-primas. "As baterias usadas podem ser vistas como minérios altamente enriquecidos", destaca Davenport. "A recuperação em larga escala desses materiais pode reduzir os custos e tornar os veículos elétricos ainda mais viáveis comercialmente, além de evitar que baterias sejam descartadas de maneira inadequada."

A demanda por veículos elétricos deve continuar crescendo, especialmente em regiões como América do Norte e Europa, que juntas devem representar 36% da frota global em 2024 Leia a revista

Carregando...