Coletor gratuito para reciclagem disponível no Nordeste
Comerciantes, prefeituras e secretarias de Meio Ambiente no Nordeste podem obter coletores gratuitos para a reciclagem de lâmpadas fluorescentes por meio da Reciclus, uma associação dedicada à gestão de resíduos de iluminação.A empresa surgiu a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos e de um Acordo Setorial para implementação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas. O Acordo prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta, melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e promover o aumento da reciclagem e economia circular. Desde 2017, a organização já coletou e destinou mais de 42,5 milhões de lâmpadas.
Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus, destaca que a empresa já possui mais de 3.900 pontos de coleta em mais de 880 municípios. “Quando um local se torna ponto de entrega de lâmpadas fluorescentes, contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, da saúde humana e de todo ecossistema que pode ser contaminado com o mercúrio”, afirma Camilla.
Além de cumprir a legislação ambiental, o programa ajuda a reduzir o impacto ambiental e fortalece a imagem dos estabelecimentos como responsáveis ecologicamente, demonstrando comprometimento com o bem estar da comunidade.
Comerciantes e órgãos públicos interessados em aderir ao programa podem consultar a disponibilidade e fazer a solicitação pelo site da Reciclus. A coleta dos resíduos é totalmente sem custo e garante um descarte responsável das lâmpadas.
Para mais informações acesse o site da Reciclus clicando aqui ou assista ao vídeo explicativo online. Leia a revista