Pesquisa revela que 77% dos brasileiros abandonam compras online por insatisfação e desconfiança

Uma pesquisa realizada pela Akamai Technologies revelou que 77% dos brasileiros abandonam compras online devido à insatisfação com sites ou aplicativos. As desistências são mais comuns em transações entre R$ 101 e R$ 200.

A falta de imagens e descrições claras dos produtos é o principal motivo para 24% dos entrevistados. Outros problemas incluem a desconfiança nos métodos de pagamento (22%) e a ausência de selos de segurança (21%). Sites lentos e excesso de anúncios também preocupa o consumidor em relação a roubo de dados, sendo citados por 20% dos participantes. 

58% dos consumidores, realizam suas compras apenas em sites oficiais, o que para eles inspira mais confiança, enquanto 54% priorizam a segurança dos dados de cartão de crédito durante as transações. Ainda, 40% dos usuários afirmaram que não comprariam novamente em um site que tenha sofrido incidentes de segurança, mesmo após melhorias.

Entre os principais receios dos consumidores estão o roubo de contas bancárias (35%) e a clonagem de cartões (31%). A maioria (93%) preocupa-se com o vazamento de senhas, enquanto 89% temem o uso indevido de seus CPFs.

Além disso, 70% dos consumidores revisam políticas de privacidade antes de fornecer dados pessoais. No entanto, quase metade (48%) acredita que as empresas ainda não estão preparadas para lidar com ameaças cibernéticas.A pesquisa foi realizada com mais de 900 brasileiros em abril de 2024 e explora as vulnerabilidades e preferências dos consumidores em compras online. O relatório completo está disponível em forma de e-book e pode ser baixado clicando aqui. Leia a revista
Redação, 19.SETEMBRO.2024 | Postado em Pesquisa

Carregando...