Ataques cibernéticos em alta na Bahia: inteligência artificial pede segurança reforçada
A Bahia enfrenta uma situação alarmante no comércio eletrônico: a cada dez compras online, três são possíveis fraudes.Um terço das compras online no Estado são tentativas de fraude. Criminosos usam informações roubadas de cartões de crédito para fazer compras em lojas virtuais, tornando difícil distinguir entre transações fraudulentas e legítimas.
No ano de 2023, o Nordeste brasileiro foi palco de 5 milhões de tentativas de fraude no comércio eletrônico, culminando em um prejuízo de R$ 6 bilhões para o setor.
"As técnicas dos criminosos estão cada vez mais sofisticadas, utilizando inteligência artificial para refinar seus crimes e dificultar a detecção. Diante desse cenário, é fundamental que empresas e indivíduos adotem medidas robustas de segurança para proteger seus ativos e dados". Alerta Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security.
Inteligência Artificial amplia a sofisticação de crimes virtuais
A inteligência artificial, embora seja uma ferramenta poderosa para o bem, também tem sido usada por cibercriminosos para aperfeiçoar suas fraudes.
Lopes destaca que "este cenário exige um esforço redobrado na prevenção, com empresas investindo em soluções de cibersegurança de ponta e conscientizando seus colaboradores, enquanto os indivíduos precisam estar mais atentos e informados sobre os riscos online".
É fundamental que os consumidores adotem medidas preventivas ao realizar transações online, como verificar a autenticidade dos sites, evitar fornecer informações pessoais em links suspeitos e manter os dispositivos e softwares sempre atualizados.
• Cuidado com downloads - baixe arquivos apenas de fontes confiáveis, como lojas de aplicativos oficiais (App Store e Play Store);
• Proteja seus aplicativos - utilize senhas fortes e únicas para cada aplicativo de mensagem, como WhatsApp e Instagram;
• Jamais compartilhe informações confidenciais ou tokens de acesso com pessoas desconhecidas;
• Fique atento - se notar que seu celular não está realizando ou recebendo chamadas e mensagens, ou não está acessando a internet, entre em contato imediatamente com sua operadora. Seu número pode ter sido clonado. Leia a revista