Pesquisa mostra que metade dos jovens brasileiros utilizará a Inteligência Artificial para planejar viagens
Uma pesquisa recente da Booking.com, com 32.300 entrevistados em 32 países, incluindo o Brasil, revelou que a Geração Z ou “Gen Z” está moldando as tendências de viagem de maneira inovadora, destacando-se pelo uso intenso da tecnologia e por um forte senso de responsabilidade social e ambiental.Os dados recolhidos em janeiro e fevereiro deste ano são de jovens com mais de 18 anos, que viajaram a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estão planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem.
De acordo com os resultados, 61% dos jovens brasileiros dessa geração utilizam redes sociais para buscar inspiração de viagem, sendo ainda influenciados por conselhos de familiares e amigos (51%).
A conectividade é essencial para esses viajantes, com 60% dos entrevistados desejando que as hospedagens ofereçam gratuitamente Smart TVs e serviços de streaming. Além disso, metade desses viajantes planeja usar ferramentas de inteligência artificial para organizar suas viagens, refletindo uma adaptação criativa à tecnologia.
Em termos de companhia, 61% planejam viajar com membros da família, 50% com parceiros e 46% com os pais, demonstrando o valor significativo que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.
A pesquisa também destaca que 58% dos jovens brasileiros da Gen Z pretendem viajar para a praia e 35% para destinos na natureza, como parques e lagoas. Essa preferência evidencia o desejo por relaxamento e aventura, além de uma crescente preocupação ambiental, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.
Explorar novos sabores e culturas é outra característica marcante: 47% dos viajantes estão interessados em experiências gastronômicas, como aulas de culinária e tours gastronômicos. Quatro em cada dez (41%) têm a motivação de viajar para experimentar diferentes estilos de vida e culturas.
Os dados da pesquisa reforçam que a Geração Z está redefinindo o turismo global com suas preferências e comportamentos únicos. Esses jovens não só buscam aventuras e novas experiências, mas também demonstram um compromisso com a sustentabilidade e as conexões, tanto pessoais quanto com o meio ambiente. Leia a revista