Iniciativa mostra pegada de carbono de produtos para o consumidor final
Em uma ação inédita no mercado brasileiro, a Zaya, uma greentech com software proprietário que calcula o impacto ambiental de empresas, lançou a página “Qual é a Sua Pegada?”, uma ferramenta que permite ao consumidor solicitar informações sobre a pegada de carbono de produtos que comprou ou pretende comprar. A iniciativa visa aumentar a transparência dos dados ambientais e incentivar práticas de consumo mais conscientes e sustentáveis.O acesso ao site é gratuito e está disponível para qualquer pessoa interessada em dados ambientais. Para utilizar o serviço, basta que o usuário compartilhe o nome do produto e a marca para que a Zaya possa realizar a busca. A equipe responsável solicita os números de pegada de carbono aos fabricantes e compartilha o resultado com quem fez a solicitação.
“Das fábricas às prateleiras de supermercados, cada um dos produtos que consumimos possui um impacto ambiental que deve ser analisado e compreendido para que as melhores decisões sejam tomadas no combate às mudanças climáticas”, pontua Isabela Basso, co-fundadora da Zaya. “Estimular esse tipo de transparência entre empresas e consumidores de forma clara é um passo muito importante”, explica a executiva.
A pesquisa foi lançada nas redes sociais da companhia em 14 de maio deste ano e já recebeu dezenas de solicitações de diversos setores, desde camisetas de algodão e produtos cosméticos até iscas de pesca e bicicletas.
Para os consumidores, essa iniciativa proporciona transparência sobre os produtos que consomem e permite uma cobrança mais eficaz das empresas em relação às suas práticas ambientais.
Já para as empresas, a iniciativa oferece uma oportunidade de engajamento com o público através de uma mensagem clara de preocupação e alinhamento com atividades sustentáveis. As informações fornecidas aos consumidores podem concretizar os discursos das empresas que realmente colaboram para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em seus processos.
Para conhecer a página, clique aqui Leia a revista