Desafios Digitais: Impacto dos Crimes Cibernéticos no Brasil, Revela Estudo Norton

Recente pesquisa da Norton, marca de segurança cibernética da Gen™, revela um cenário alarmante: cerca de 32% dos brasileiros sofreram algum tipo de crime cibernético nos últimos 12 meses. O valor médio perdido por esses brasileiros, que vivenciaram crimes cibernéticos, foi superior a R$ 3 mil.

O malware desponta como a ferramenta maliciosa mais utilizada pelos cibercriminosos, afetando 29% dos casos identificados. Em seguida, estão o acesso não autorizado a contas de mídias sociais (24%) e a contas de e-mail (22%).

Além disso, a pesquisa destaca que 19% dos entrevistados tiveram suas informações expostas em violações de dados, enquanto 16% foram vítimas de roubo de identidade digital. Este último, além dos prejuízos financeiros, resultou em consequências graves, como perda de tempo (55%), bloqueio de cartões de crédito (40%), perda de acesso a contas online (26%), e até mesmo roubo de dinheiro (22%). O impacto emocional também é significativo, com 29% dos afetados relatando dificuldades para dormir e 24% mencionando impactos na saúde mental.

Os golpes cibernéticos por meio de mensagens em redes sociais afetaram 45% dos entrevistados, seguidos por golpes de pessoas se passando por conhecidos (44%) e fraudes de pagamento (35%).

Diante desse cenário, Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação em Privacidade da Norton, destaca a importância de medidas preventivas, como a utilização de antivírus confiáveis, como o Norton 360 Advanced e o Norton Identity Advisor Plus, que oferecem soluções completas para proteção digital, incluindo monitoramento Dark Web e VPN.

A pesquisa, realizada pela Dynata em nome da Gen, foi conduzida online no Brasil entre os dias 6 e 22 de março de 2024, com a participação de 1.013 adultos com 18 anos ou mais. Leia a revista

Carregando...