Valorizados

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até o final de 2016, a contratação na área de TI tem tendência de crescimento na faixa de 30%. Mas, a companhia SOFHAR GestãoampTecnologia, empresa especializada em soluções de TIC, comenta que apesar de o mercado estar com alta demanda por profissionais de TI, existe escassez de mão de obra qualificada. Já o vice-presidente da Progress para a América Latina e Caribe, Matthew Gharegozlou acredita que o problema não é exatamente a falta de profissionais, mas um nível alto de desatualização da mão de obra. "Aqueles profissionais que dominam as novas linguagens, os ambientes abertos de dados e soluções para a criação de aplicações responsivas e engajadoras são altamente procurados. Mas muitos profissionais de TI continuam a produzir para o antigo mundo da internet fixa", diz.

Por sua vez, os profissionais comentam que existe uma desvalorização da profissão, mas que, no entanto, é normal que as empresas busquem candidatos com o maior conhecimento possível. "De um modo geral o profissional de TI não é valorizado. Não falo isso como sendo apenas financeiramente, mas também quanto ao reconhecimento da nossa importância para empresa", argumenta Caio Carneiro, analista de Testes.

QUALIFICAÇÃO
Entre as queixas dos profissionais de TI está o fato de que as empresas exigem altas performances e qualificações que, segundo eles, estão fora do alcance dos candidatos, principalmente dos que acabaram de se formar. "Como toda profissão, a TI tem suas especificações, cada qual tem sua particularidade. Então, uma empresa jamais deve requisitar vários conhecimentos de um candidato, pois precisam compreender que o universo da tecnologia da informação é muito grande", argumenta Káliby Gomes, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Consultor de T.I.
 
Mas para Matthew Gharegozlou a questão não está no excesso de qualificações, mas na qualificação adequada e direcionada ao novo mundo da terceira plataforma. "É importante ter em mente que estamos na era da informação superabundante. Assim, um profissional medianamente informado é apenas mais um e, portanto, tem chances menores. Não é o caso de lamentar a exigência de maior formação. É o caso de aproveitar as facilidades que o mundo conectado oferece e melhorar a cada dia a qualidade da própria formação".

REMUNERAÇÃO
Outra reclamação é quanto a remuneração. Os profissionais comentam que muitas vezes as empresas querem profissionais Sênior pagando salário de um profissional Júnior. Além disso, "para quem está em busca da primeira oportunidade na área de TI, ou possui pouca experiência, as remunerações são vergonhosas", reclama Caio Carneiro.

Káliby Gomes, contrapõe: "Não podemos generalizar. Há empresas que pagam o profissional de TI de acordo com seu nível de experiência e qualificação. Ou seja, quanto mais capacitado maior deverá ser o retorno financeiro. Isso demonstra a valorização da empresa com seu colaborador".

OFERTA DE VAGAS NO NORDESTE
Apesar das opiniões contrárias, uma coisa que tanto os profissionais, quanto as empresas de TI concordam é que o Nordeste tem se tornado um grande polo de desenvolvimento de tecnologias, o que contribui para o aumento de vagas na região. É em Pernambuco, por exemplo, que está instalado o Porto de Digital - um dos maiores polos de Inovação e TIC do Brasil. "Um fato relevante para o crescimento de vagas de emprego, principalmente no Nordeste, é que as empresas encontram aqui uma mão de obra de extrema qualidade e de uma certa forma mais barata do que em outros lugares do Brasil e até mesmo do mundo", comenta Caio Carneiro.

Matthew Gharegozlou acrescenta ainda "hoje em dia está muito reduzida a chamada 39barreira geográfica39. Um profissional em qualquer lugar do Nordeste pode oferecer seus serviços para virtualmente qualquer parte do mundo. É claro que cada região tem suas especificidades, como salário e perfil de clientes locais. É preciso, no entanto, descobrir a vocação da sua região como potencial compradora de soluções de TI"
Leia a revista

Carregando...