Dia da Internet segura

Com o avanço da tecnologia, a maioria das pessoas está conectada à internet, seja por um computador de mesa, notebook, tablet ou smartphone. Atualmente, além das pessoas, as coisas também estão na rede. Existem projetos para casa e até os carros estão conectados. O termo utilizado para esse avanço, é internet das coisas.

se avanço, é internet das coisas. Podemos visualizar nesse avanço, muitos benefícios e facilidades para nosso dia a dia. Mas, além das pessoas que usam a rede para trabalho, estudo, ou lazer, existem as pessoas com más intenções, e nós, usuários da internet, precisamos ter alguns cuidados para garantir nossa privacidade e segurança.

No dia 9 de fevereiro deste ano foi comemorado, em mais 100 países, o Dia Mundial da Internet Segura, que trouxe como tema global "Faça sua parte para uma internet mais positiva!". Nesse dia, a organizadora SaferNet estimulou que todos os usuários promovessem ações de incentivo ao uso mais consciente e seguro da internet. O Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas e coisas conectadas à internet. Então, foi importante comemorar o dia e promover a informação sobre segurança digital.

Os crimes cibernéticos existentes no Brasil com mais frequência envolvem dados bancários e clonagem de cartões. Os falsificadores estão cada vez mais ousados e especializados e existem até cursos para realizar fraudes e produzir vírus que o antivírus não identifica, segundo relatório da Trend Micro.

As áreas que envolvem proxy e remota são exploradas pelos criminosos, de forma que mudam as configurações do navegador da vítima, roubam as informações e promovem o anonimato, escondendo o IP, do atacante. Mas a proxy tem funções lícitas e úteis na utilização da internet. Outra maneira de fraude, é a infecção do computador da vítima, realizado quando se está acessando sites de instituições bancárias. Neste caso, uma página falsa abre e rouba dados, ou, "sequestra" o computador remotamente, bloqueando as atividades. Tudo isso, com o intuito de pedir resgate em forma de dinheiro.

Em meio a tantas formas de ataques, temos que nos prevenir, mantendo nosso antivírus e sistema operacional, seja do smartphone ou computador atualizado evitando se conectar em redes wi-fi desconhecidas desligando o bluetooth e o wi-fi quando não os estiver utilizando ter diferentes senhas pessoais e modificá-las sempre que achar necessário. Prover sua segurança e de todos que usam sua rede doméstica.

Pior que o roubo financeiro, é o roubo de informações pessoais como fotos e vídeos, que se forem divulgados, causam um dano irreversível, já que, uma vez na rede mundial, não há como apagar.
 
É importante praticar essas medidas de segurança, mas, nesse dia, o intuito, além de praticar, é divulgar e debater. Deixe sua opinião, fale o que pensa sobre o assunto, use as hashtags SID2016 e InternetSemVacilo. Ajude a pensar no futuro da internet, você também faz parte dela!

Texto por: Ramon Domingos
 
Leia a revista

Carregando...