Cearenses desenvolvem rede de sensores sem fio de baixo custo

Pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolvem uma rede de sensores sem fio de baixo custo para sensoriamento remoto de parâmetros agrícolas e aplicação no semiárido cearense. A rede tem por objetivo monitorar a temperatura, umidade relativa do ar, pressão barométrica, umidade do solo, ocorrência de chuva e fluxo d'água usado na irrigação, - dados essenciais e que impactam diretamente no cultivo da lavoura.
 
Segundo o pesquisador José Wally, o protocolo de comunicação sem fio utilizado é focado no baixo consumo de energia e transferência de dados online. Os módulos são alimentados por baterias recarregáveis e as informações são visualizadas e armazenadas em um computador comum, possibilitando ao agricultor manter um histórico das aferições dos sensores para cada estágio do cultivo. O agricultor poderá ainda enviar as informações para internet via celular.

FUNCAP O projeto "Sistema de sensores inteligentes de baixo custo integrado à agricultura de precisão voltado à agricultura familiar do semiárido cearense" foi realizado com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Edital 12/2013 - Programa Infraestrutura Laboratorial - Áreas Estratégicas: Semiárido.
Leia a revista

Carregando...