Workshops discutem contratação de tecnologia como serviço pelo setor público no Nordeste

A contratação de tecnologia como serviço é uma tendência que se consolida a cada dia no mercado de TI. Essa forma de consumo, conhecida como Tecnologia as a Service (TaaS), permite que as empresas tenham acesso a uma variedade de recursos tecnológicos de maneira flexível e escalável, sem que haja a necessidade de adquirir uma infraestrutura própria e arcar com os custos da sua manutenção. As vantagens da contratação atraem um número crescente de empresas dos setores privado e público no Brasil. Para o último, novas regras foram estabelecidas pela nova Lei de Licitações (14.133/21), em vigor desde abril de 2023. Com o objetivo de apresentar a TaaS, suas vantagens e formas de implementação, facilitadas pela nova legislação, a Newsupri ofereceu uma série de workshops pelo Nordeste durante o mês de março, em parceria com a HPE.
 
O cenário de constantes mudanças exige que as empresas adaptem-se rapidamente aos avanços tecnológicos para melhor oferecer os seus serviços. Com a TaaS, as empresas podem contratar serviços tecnológicos específicos sob demanda, o que lhes permite adotar rapidamente novas tecnologias, testar sua eficácia e fazer ajustes conforme necessário, sem o compromisso de investimentos a longo prazo.
 
Outro fator que impulsiona a tendência de contratação de tecnologia como serviço, é a busca por maior eficiência e redução de custos. Ao optar por contratar tecnologia como serviço, as empresas podem evitar os altos custos iniciais associados à aquisição de hardware, software e infraestrutura, bem como os custos contínuos de manutenção e atualização. Em vez disso, as empresas pagam apenas pelos recursos tecnológicos que utilizam, permitindo uma alocação de recursos mais eficiente e melhor gerenciamento dos custos operacionais.
 
A flexibilidade também é um ponto a favor da TaaS; com essa forma de consumo, empresas podem ajustar rapidamente seus recursos de TI com base nas necessidades de negócios em constante mudança, sem a necessidade de investimentos pesados em infraestrutura fixa. Isso permite que as empresas se adaptem às mudanças do mercado, como expansões ou contrações, sem enfrentar desafios significativos de escalabilidade.
 
Além disso, a contratação de tecnologia como serviço também pode permitir o acesso a especialistas em tecnologia e conhecimentos de ponta. Isso porque fabricantes de tecnologia, como a HPE, e seus parceiros de negócios, como a Newsupri, oferecem suporte técnico aos seus clientes, evitando que seja necessária a contratação e treinamento de uma equipe interna.
 
Com toda essa possibilidade de economia e flexibilidade, a contratação de TI aaS passou a atrair não somente empresas privadas, mas também o setor público. A tendência se comprova pela necessidade de alteração na legislação para a contratação desse tipo de serviço. 
 
Em 2021, o Brasil aprovou a nova Lei de Licitações (14.133/21) que, entre outros aspectos, moderniza e simplifica o processo de contratação de serviços de tecnologia, incluindo o modelo aaS. Sua implementação envolveu um período de transição de dois anos, que chegou ao fim em abril de 2023; com a proximidade da data final, a Newsupri, unida com a HPE, promoveu uma série de workshops pelo Nordeste, entre os dias 28 e 30 de março, totalmente voltados para o setor público. Os eventos buscaram posicionar todas as vantagens da utilização de tecnologia como serviço, bem como as novas regras para a contratação de recursos nesse modelo de consumo.
 
LEI DAS LICITAÇÕES
 
A nova lei foi sancionada para aumentar a eficiência e a transparência na contratação de serviços públicos. Uma das principais mudanças é a possibilidade de contratar serviços de TaaS, um modelo em que as empresas de tecnologia oferecem serviços completos, incluindo hardware, software, e especialmente, serviços gerenciados, sem que o cliente precise adquirir e manter qualquer produto. Isso pode ser particularmente útil para agilizar processos de contratação e reduzir custos para o setor público.
 
A nova lei também estabelece regras mais claras para a contratação de serviços de tecnologia, incluindo a exigência de que as empresas vencedoras das licitações, apresentem um plano de trabalho detalhado e definam claramente os resultados esperados. Além disso, a Legislação estabelece critérios mais claros para a avaliação de propostas, que incluem a análise do custo-benefício e a consideração de fatores como a inovação e a sustentabilidade dos serviços propostos.
 
WORKSHOPS
 
Todos esses pontos foram abordados nos eventos que aconteceram entre os dias 28 e 30 de março, nas respectivas cidades do Recife, Aracaju e Maceió. A ação, oferecida pela Newsupri, em aliança com a HPE, foi totalmente voltada para o setor público e buscou abordar todas as vantagens do modelo de contratação, como forma de promover a inovação e a transformação digital no setor público. 
 
A Newsupri é um parceiro Premium da HPE e está preparada para apoiar em diferentes desafios de implementação de tecnologias como serviço.

Para mais informações, clique aqui Leia a revista

Carregando...