Minha Quitandinha aposta na proximidade para impulsionar o varejo através da inteligência artificial

Padarias, bombonieres, hortifrutis e minimercados têm uma característica em comum capaz de atrair - e muito - a atenção dos consumidores: a praticidade. Segundo informações divulgadas pela consultoria Allis, houve um aumento de 20% na busca por locais de consumo próximos a residências, fazendo com que o ‘varejo de vizinhança’ se torne uma tendência no mercado por oferecer otimização da rotina.
 

A Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos que em 2022 atingiu um faturamento anual acima de R$ 13 milhões, é uma das marcas que acredita nesse potencial da proximidade. “Os elementos que fazem o conceito ser um sucesso são a facilidade, personalização e a automação. Aqui, além da iniciativa demandar pouco tempo no deslocamento, também proporciona agilidade na escolha dos produtos, já que esse tipo de estabelecimento costuma ser pequeno. Inclusive, por disponibilizar menos itens do que os locais tradicionais, precisam ter um portfólio extremamente assertivo’, diz Marcelo Villares, COO da Minha Quitandinha.
 

O executivo, que atribui o crescimento exponencial do negócio a essa proposta, afirma que o grande diferencial do modelo está na recorrência. “As lojas que atuam com base na proximidade são utilizadas em momentos pontuais do dia a dia, mas em uma maior frequência. Assim, é possível investir em tecnologias que nos ajudam a identificar o padrão de comportamento do cliente, tornando o empreendimento ainda mais indispensável em seu cotidiano”, explica Villares. O grande diferencial da Minha Quitandinha é que a rede oferece itens essenciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra, ou seja, o processo de compra é mediado pela Inteligência Artificial (IA).

“A IA é capaz de identificar e analisar uma grande quantidade de dados, o que a torna uma forte aliada no momento de colocar a super proximidade em prática. A partir da tecnologia, é possível ir desde a previsão de consumo à sugestão de produtos ao consumidor e o gerenciamento do estoque em tempo real, resultando em bastante agilidade e personalização na jornada de compra”, finaliza o COO.

Para mais informações sobre essa novidade, clique aqui Leia a revista

Carregando...