Fortinet anuncia lançamento do Atlas do Cibercrime

Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções de segurança cibernética amplas, integradas e automatizadas, anunciou o lançamento do Atlas do Cibercrime (Cybercrime Atlas, em inglês). A iniciativa foi concebida pela comunidade PAC (Partnership against Cybercrime) do Fórum Econômico Mundial (WEF) e lançada em Davos na reunião anual do WEF, com o apoio da Fortinet, Banco Santander, Microsoft e PayPal.

O Atlas do Cibercrime ajudará a indústria, a aplicação da lei e as agências governamentais no fornecimento de uma visibilidade inédita para interromper os cibercriminosos em seu ecossistema e para rastrear e ajudar a derrubar cibercriminosos e sua infraestrutura em torno o mundo.

"Interromper as organizações cibercriminosas globais requer um esforço global com relacionamentos fortes e confiáveis e colaboração entre organizações e setores públicos e privados. Faz parte da missão da Fortinet proteger pessoas, dispositivos e dados em todos os lugares, e a Fortinet se orgulha de ser um dos membros fundadores do World Economic Forum Centre for Cybersecurity e um colaborador ativo no Partnership against Cybercrime (PAC). A iniciativa Atlas do Cibercrime tem como objetivo gerar um impacto real e é um esforço coordenado para criar uma cadeia de disrupção no mundo do cibercrime. Estamos entusiasmados em continuar nosso trabalho com líderes dos setores público e privado para ajudar a tornar nosso mundo digital um lugar mais seguro", diz Derek Manky, estrategista-chefe de Segurança e vice-presidente de Inteligência Global Contra Ameaças no FortiGuard Labs.

"O Atlas do Cibercrime é uma iniciativa de pesquisa colaborativa que reúne e compara informações sobre o ecossistema cibercriminoso e os principais agentes de ameaças que operam hoje. Os insights gerados ajudarão a promover oportunidades para uma maior cooperação entre o setor privado e a aplicação da lei para lidar com o cibercrime", diz Jeremy Jurgens, Diretor Geral do Fórum Econômico Mundial.

Cadeia de disrupção - O cibercrime afeta a todos, desde indivíduos até corporações globais, infraestruturas críticas e governos e causa danos imensos às economias e sociedades.

O Atlas do Cibercrime inclui mais de 40 membros dos setores público e privado para construir uma base de conhecimento global para permitir a mitigação e interrupção do cibercrime. Com base na experiência do PAC do Fórum, a iniciativa fornecerá uma plataforma para os principais investigadores de crimes cibernéticos, agências nacionais e internacionais de aplicação da lei e empresas globais para compartilhar conhecimento, gerar recomendações sobre políticas e identificar oportunidades de ação coordenada para combater ameaças cibernéticas.

O Atlas do Cibercrime visa construir uma visão ampla do cenário do cibercrime que abrange operações criminosas, infraestrutura compartilhada e redes. Os links entre as informações coletadas sobre os agentes de ameaças ajudarão o setor de segurança a interromper com mais eficácia o ecossistema cibercriminoso, alocar recursos com mais eficiência na luta contra eles e dificultar seus esforços ilegais tornando-os mais custosos.

"Dada a natureza global das ameaças cibernéticas, cada vez mais a colaboração público-privada é a melhor maneira de combater o cibercrime. As organizações devem olhar além de seu perímetro e combinar esforços e recursos com empresas, aplicação da lei e governo", diz Dirk Marzluf, diretor de Operações e Tecnologia do Grupo Banco Santander.

"Os cibercriminosos trabalham nas sombras para explorar vulnerabilidades e infligir ataques. O Atlas do Cibercrime fornece um fórum eficaz que reúne os setores público e privado para compartilhar e colocar dados em uso para interromper o cibercrime rapidamente e em escala", declara Brad Smith, vice-Chair e presidente da Microsoft.

Desde o segundo semestre de 2021, o Atlas do Cibercrime se beneficiou de um ano de análise de 13 grupos criminosos por analistas especializados e investigadores de crimes cibernéticos, usando apenas informações disponíveis publicamente. A análise lançará luz sobre os artefatos cibercriminosos para ajudar a indústria, a aplicação da lei e as agências governamentais a criarem uma cadeia de disrupção. A abordagem e as descobertas iniciais do grupo foram bem recebidas pelas agências de aplicação da lei. A descoberta desses artifícios não tradicionais ajudará na captura e no processo bem-sucedido de membros de gangues de crimes cibernéticos.

"Esta iniciativa destaca a necessidade de uma abordagem multissetorial aprimorada para combater a crescente ameaça do cibercrime. Uma solução global deve incluir insights do setor privado para permitir que a aplicação da lei previna, detecte, investigue e interrompa o cibercrime", declara Jürgen Stock, Secretário-Geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL).

Compromisso da Fortinet em interromper o crime cibernético global - A liderança do FortiGuard Labs da Fortinet na comunidade de inteligência de ameaças na última década ajudou a combater os adversários e a melhorar as proteções para clientes, parceiros e governos em todo o mundo. Ao compartilhar inteligência de ameaças e trabalhar com outras organizações de inteligência de ameaças, ele ajuda a melhorar as proteções para os clientes e aumenta a eficácia de todo o setor de segurança cibernética.

O FortiGuard Labs está comprometido com a parceria e a cooperação com a aplicação da lei global, organizações governamentais e organizações do setor. Além do trabalho com o WEF Center for Cybersecurity e sendo um colaborador do PAC, a Fortinet também investe recursos significativos em outras parcerias globais, incluindo o MITRE Engenuity Center for Threat Informed Defense (CTID). A Fortinet também é membro de longa data da NATO Industry Cyber Partnership (NICP), contribui ativamente e é membro da INTERPOL Gateway, é membro fundador da Cyber Threat Alliance (CTA) e muito mais.
  Leia a revista

Carregando...