Aruba prevê as principais tendências de rede para 2023


De acordo com David Hughes, Diretor de Produtos e Tecnologia da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, podemos notar que os eventos dos últimos dois anos deixaram sua marca e resultaram em escassez de pessoal, pressões inflacionárias, interrupção da cadeia de suprimentos e agitação geopolítica. Essas dinâmicas aceleraram e, até mesmo, forçaram transições de negócios. Em alguns casos, motivaram reestruturações fundamentais de modelos de negócios. A rede agora desempenha um papel ainda mais forte, impulsionando a jornada de transformação necessária para prosperar durante a incerteza e preparando as organizações para 2023. 

Previsão 1: Até o final de 2023, 20% das organizações terão adotado uma estratégia de NaaS

Em momentos de crise econômica, a TI exige flexibilidade na forma como a infraestrutura de rede é adquirida, implantada e operada para permitir que as equipes de rede possam fornecer resultados de negócios em vez de apenas gerenciar dispositivos. A integração em uma estrutura de rede como serviço (NaaS) permite que a TI acelere a modernização da rede e permaneça dentro das restrições de orçamento, recursos de TI e cronograma. Além disso, a adoção de uma estratégia de NaaS ajudará as organizações a atingir os objetivos de sustentabilidade, uma vez que os principais fornecedores de NaaS adotam estratégias de fabricação neutras em carbono e de reciclagem.

Previsão 2: Segurança embarcada substitui soluções adaptadas

Reduzir o risco de cibersegurança é uma preocupação operacional central. A transformação para uma arquitetura de segurança mais automatizada é um imperativo da TI. Não é mais possível que as organizações acoplem firewalls de perímetro ao redor da infraestrutura para proteger contra ameaças e vulnerabilidades.  A segurança deve estar embutida em cada aspecto da infraestrutura de rede, dos pontos de acesso Wi-Fi, switches de LAN, campus e data center, gateways de WAN, estendendo-se até a nuvem. Frameworks de Zero-Trust e SASE se tornarão muito mais integrados, não apenas para proteger de ameaças, mas para aplicar micro segmentação para toda a TI, incluindo usuários, dispositivos conectados, aplicações, serviços de rede e plataformas de computação e armazenamento.

Previsão 3: Os serviços de localização permitirão novos modelos de negócios e maior eficiência

Mercados de trabalho qualificados desafiadores e problemas recorrentes da cadeia de suprimentos forçarão as empresas a se tornarem mais eficientes e produtivas. Mudar a direção para alcançar a visibilidade de ativos, estoques, colaboradores, clientes, terceirizados e cadeias de suprimentos permitirá um melhor controle de custos, recursos, qualidade e propriedade intelectual. Isso exigirá a fusão de dados de tecnologia da informação (TI), Internet das Coisas (IoT) e tecnologia operacional (OT) com informações contextuais sobre o ambiente. Um novo foco será colocado na obtenção da localização precisa das atividades e ativos, identidade de pessoas e máquinas, aplicativos em tempo real usados (e por quem ou o que), além da postura de segurança de cada dispositivo e máquina. 

Previsão 4: A TI consolidará as operações em uma única plataforma centralizada de gerenciamento de rede e segurança

A tecnologia digital mais diversificada (IoT) está sendo implantada pelas empresas para melhorar as experiências do usuário e agilizar as operações de TI. Ao mesmo tempo, colaboradores e clientes esperam uma melhor experiência integrada na vida real / digital, independente do modelo de negócios das empresas. Essas dinâmicas adicionam complexidade à rede e à segurança, tornando o gerenciamento da infraestrutura mais complexo. Com um foco intensificado na qualidade da experiência do usuário final, ao mesmo tempo em que aumenta a proteção contra ataques cibernéticos, a TI buscará um único sistema de gerenciamento centralizado com visibilidade de toda a rede e a capacidade de configurar políticas de QoS e segurança de fim a fim.

Previsão 5: As medições de SLA serão baseadas na experiência do usuário e não no tempo de atividade da caixa e na disponibilidade do link

A TI deve otimizar suas redes para atender aos requisitos de trabalho híbrido. As empresas terão equipes dedicadas, cuja prioridade é garantir uma experiência digital perfeita para o usuário final, colaboradores e clientes. A adaptação a uma visão baseada no cliente, em vez de uma visão de rede, requer visibilidade completa fim a fim e insights em nível de aplicação para saber se a qualidade da experiência está atendendo às expectativas do usuário final ou não. O controle rígido do desempenho da rede não é mais suficiente. Ser capaz de identificar e solucionar problemas de tempo de resposta e desempenho de aplicações de forma rápida e remota será essencial para garantir uma experiência digital perfeita para o usuário final, independente de onde os usuários se conectam. 

Previsão 6: Os AIOps, que ofereceriam principalmente insights, passam a fornecer correção automatizada

Com a IA, a adoção da nuvem e o acesso a grandes quantidades de dados agora comuns em soluções de gerenciamento de rede de classe empresarial, a automação ocupa o centro do palco. Identificar o clustering de sintomas de erro semelhantes em uma rede full-stack está levando a fluxos de trabalho orquestrados que fornecerão de forma mais rápida às organizações de TI a opção de permitir que as soluções corrijam automaticamente um problema. A necessidade de simplificar a eficiência de TI e fazer mais com menos está impulsionando fluxos de trabalho assistidos por humanos, o que permitirá que os administradores examinem as alterações recomendadas e seu impacto e, em seguida, habilitem a correção de ocorrências em andamento na produção.   Leia a revista

Carregando...