Xerox PARC anuncia chip autodestrutivo

Se você é fã de Missão Impossível, então, deve gostar desta frase: "Esta mensagem se autodestruirá em cinco, quatro, três, dois...." Pois é, o que parecia ser apenas coisa de filmes poderá se tornar uma realidade futuramente. A Xerox PARC divulgou recentemente o desenvolvimento de um chip capaz de se autodestruir a partir de um comando remoto. Segundo os engenheiros da Xerox PARC, este tipo de tecnologia poderia, por exemplo, ser uma ótima opção para as empresas que utilizam chips para guardar códigos de acesso a informações sigilosas. Assim, o mecanismo de destruição garantirá que certos dados não caiam em mãos erradas.

Mas, como funciona?

Agora você deve está pensando: Então, a pessoa ficará andando por aí com uma bomba? Ainda bem que não! A solução desenvolvida pela Xerox utiliza o substrato da Gorilla Glass, que é utilizado em telas de alguns smartphones. O vidro, quando submetido a um nível razoável de temperatura, começa a se partir e continua se despedaçando por mais 10 segundos. Os pesquisadores do sistema acreditam que o aquecimento poderá ser acionado remotamente por meio de um interruptor simples.

Wait, What? O chip autodestrutivo foi apresentado em setembro no Wait, what?, evento sobre tecnologia do futuro organizado pela DARP, uma agência de pesquisa ligada ao exército dos Estados Unidos. Mas, apesar da agência manter interesse no assunto, ainda não existe previsão de adoção do dispositivo pela instituição. Leia a revista

Carregando...