Find content

As novas tecnologias mudaram a forma como as pessoas se relacionavam com as informações. A urgência pelo consumo de notícias é cada dia maior. Ao perceber esta demanda, as grandes e pequenas empresas começaram a promover conteúdos estratégicos com o objetivo de posicionar sua marca neste novo mercado. Esta é a era da informação. Nela, a produção de conteúdo tornou-se uma grande mercadoria e, com isto, surgiram empresas especializadas na comercialização desse produto.

Uma das empresas, que promovem a produção e negociação de conteúdo, é a Find Content. A startup cearense tem foco na produção seja em texto ou de vídeo. Inicialmente a plataforma era apenas um blog para escritores, mas com o passar do tempo, os leitores começaram a ter interesse por conteúdos corporativos.
 
A Find Content tem apenas quatro meses de atividades, mas já finalizou cerca de 20 projetos, dentre e-books, posts para blogs e mídias socias, conteúdo para sites e press release. "Até agora todos os projetos foram para empresas cearenses, contudo foram desenvolvidos por produtores espalhados pelo Brasil" informa Odilio Noronha Filho, fundador da startup.

COMO FUNCIONA
A produção de conteúdo funciona de forma simples. Primeiro, o redator realiza um cadastro na plataforma. Depois de 72 horas, o candidato já começa a receber propostas para a produção de trabalhos. Por sua vez, o cliente que contratou o serviço poderá escolher o redator, avaliar, comentar e pedir alterações nas informações acrescentadas no texto ou vídeo.

No Find Content, o cliente também pode escolher os valores que deseja pagar. Depois de definir o preço, o interessado deve efetuar o pagamento utilizando o Paypal ou bleto. A plataforma retém o dinheiro até que o trabalho seja concluído, quando ambas as partes confirmarem a finalização do projeto, a parte cabível ao produtor é depositada em conta para o mesmo.

MERCADO
A produção de conteúdo já é uma tendência global e, no Brasil, não é diferente. Apesar de a maior adesão ser no Sul e Sudoeste, o mercado também se desenvolve no Nordeste, principalmente a partir das demandas do segmento das startups. "São empresas que buscam se tornar referência em seus setores através de conteúdo qualificado. Um de nossos clientes foi um escritório de contabilidade. Eles queriam oferecer respostas às principais dúvidas de seus clientes para alcançar um maior engajamento com o público alvo".

Segundo Odílio, o maior benefício para as empresas que contratam uma produtora de conteúdo é a flexibilidade, pois elas não terão a preocupação em realizar novas contratações, além da possibilidade de mudar de profissional quando achar necessário.

DIFERENCIAL
Como o nicho está em franca expansão, podemos observar o crescimento do número de empresas que trabalham com a produção de conteúdo. Por isso, para conquistar seus clientes, as empresas precisam criar um diferencial que a destaque em relação às concorrentes. Para Odilio Noronha, o diferencial da Find Content é não esconder o redator, mas ligá-lo diretamente à empresa. "Em geral as plataformas escondem as duas pontas e, por isso, o cliente não tem como escolher corretamente seu produtor. Na nossa plataforma o cliente pode avaliar o portfólio de cada redator e, assim, encontrar a pessoa mais adequada para o trabalho" comenta.

PERSPECTIVAS
Odilio afirma, ainda, que a maior dificuldade encontrada durante a criação da plataforma foi a definição de valores para a produção de vídeos. "A maioria dos produtores tem parâmetros muito inexatos para definir isso, o que complica para expor a possibilidade em nossa plataforma". Resolvido o problema, o fundador diz que a perspectivas agora é disponibilizar para os clientes, o acompanhamento de resultados e impactos do conteúdo publicado, "fortalecendo o lado estratégico da produção de conteúdo. Além disso, pretendemos oferecer consultoria na elaboração das estratégias de marketing da empresa", concluiu.

Texto por: Joseane Rosa
Leia a revista
Editorial, 09.MARÇO.2016 | Postado em Startup

Carregando...