TIM ativa rede 5G Standalone em Recife, Fortaleza e Natal

  • Rede móvel de quinta geração cobrirá inicialmente 64 bairros nas três capitais;
  • Número de antenas ativadas é de pelo menos o dobro da exigência da Anatel;
  • Não será necessário trocar o chip, basta um celular compatível para conectar à rede 5G da TIM

A TIM ativou nesta segunda-feira, dia 5, sua rede 5G Standalone, que opera na frequência de 3,5GHz, em mais três capitais brasileiras, conforme liberação da Anatel: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN), totalizando 15 cidades com o sinal do chamado 5G puro. Em todo o Nordeste já são cinco capitais com 5G, contando com João Pessoa (PB) e Salvador (BA), ativadas em julho e agosto, respectivamente. A cobertura inicial chega a 65 bairros nas três novas capitais, com ampliação gradativa das localidades cobertas, de acordo com a evolução da demanda. O número de antenas é pelo menos duas vezes maior que o mínimo exigido pelas normas do leilão, em cada cidade.

Brasília foi a primeira capital a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Em Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a TIM iniciou o serviço de 5G já com cobertura em 100% dos bairros. 

"O Nordeste é estratégico para a TIM e temos feito investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. Hoje temos a maior cobertura 4G da região e vamos ter também a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo de início nas capitais pelo menos o dobro da cobertura mínima exigida. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros", destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Em Fortaleza, o 5G SA da TIM começa abrangendo 31 bairros, como Meireles, Aldeota, Papicu, Damas, Vila União, Jardim América e Itaperi, entre outros. Já na capital pernambucana, serão beneficiados, inicialmente, 19 bairros, com a meta de alcançar cobertura em todos os bairros da cidade ainda neste ano. Em Natal, a rede de quinta geração chega a 15 dos 36 bairros da capital potiguar. (Veja lista dos bairros de cada cidade abaixo)

Nos três estados, a TIM está presente em 100% dos municípios com o 4G, o que representa antecipação da meta nacional de chegar a todas as cidades do país com 4G até 2023. "A ativação do 5G faz parte de uma ampla jornada da companhia, que vem preparando sua infraestrutura de rede para a chegada desta quinta geração com a expansão da cobertura 4G para 100% dos municípios nordestinos", diz Bruno Talento.

Novas experiências para o consumidor
Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até cem vezes mais veloz que a rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.

Outra grande vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação. Essa característica vai transformar completamente a experiência em grandes eventos, como partidas de futebol no Maracanã, o Réveillon de Copacabana e os desfiles das escolas de samba na Sapucaí. 

A primeira oportunidade de conhecer o potencial da nova rede é o Rock in Rio Brasil 2022, maior festival de música e entretenimento do mundo, que começou em 02 de setembro. A TIM, patrocinadora oficial do evento, tem 100% de cobertura 5G na Cidade do Rock, além de realizar diversas ativações para aproximar a tecnologia das mais de 700 mil pessoas que passarão por lá. Nos primeiros dias do festival, o tráfego de rede em 5G já chegou a 25% do total, superando estimativa da operadora, de que cerca de 10% dos dados já seriam na quinta geração. As estatísticas do evento serão importantes para monitorar e acompanhar o comportamento do consumidor.

O 5G também deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos pilotos com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.

Pioneirismo no 5G
A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.

LISTA DE BAIRROS

FORTALEZA:
1. Alagadiço
2. Aldeota
3. Carlito-Pamplona
4. Cidade dos Funcionários
5. Damas
6. Dionísio Torres
7. Edson Queiroz
8. Fátima
9. Itaperi
10. Jacarecanga
11. Jardim América
12. Joaquim Távora
13. Jóquei Clube
14. Luciano Cavalcante
15. Manuel Sátiro
16. Maraponga
17. Meireles
18. Mondubim
19. Mucuripe
20. Pan-Americano
21. Papicu
22. Parangaba
23. Parque Manibura
24. Parque Santa Rosa
25. Praia do Futuro
26. Quintino Cunha
27. Rodolfo Teófilo
28. São João do Tauape
29. Vicente Pizón
30. Vila Peri
31. Vila União

RECIFE:
1.Aflitos
2. Alto Santa Terezinha
3. Apipucos
4. Boa Viagem
5. Casa Amarela
6. Casa Forte
7. Derby
8. Graças
9. Macaxeira
10. Madalena
11. Morro da Conceição
12. Parnamirim
13. Pina
14. Soledade
15. Tamarineira
16. Torre
17. Torrões
18. Várzea
19. Zumbi

NATAL:
1. Alecrim
2. Barro Vermelho 
3. Candelária
4. Capim Macio
5. Centro
6. Lagoa Nova
7. Lagoa Seca
8. Mãe Luiza
9. Neópolis
10. Nova Descoberta
11. Pajuçara
12. Petrópolis
13. Ponta Negra
14. Redinha
15. Tirol
  Leia a revista

Carregando...