Voicebot: como a inteligência artificial fortalece o atendimento ao cliente?

Garantir um atendimento próximo e assertivo é um desafio constante no mundo corporativo. É preciso buscar sempre por alternativas que tragam a melhor experiência possível, através de uma comunicação personalizada, veloz e eficiente. Dentre todos os mecanismos disponíveis no mercado, o agente virtual de voz, que é um voicebot, é, sem dúvidas, um instrumento poderoso a ser investido pelas empresas. 

Altamente beneficiado pelos avanços tecnológicos, envolto em inteligência artificial, o desenvolvimento de agentes de voz humanoides já se tornou uma realidade no universo corporativo. Programados para resolver as dúvidas mais presentes dos consumidores, trazem em sua essência uma objetividade extremamente importante para a satisfação dos clientes. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO AGENTE VIRTUAL DE VOZ PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE?
A facilidade e agilidade em solucionar uma demanda são fatores cruciais valorizados pelos usuários. Quando resolvidos com eficácia, a credibilidade na marca e a confiança em seu atendimento se tornam imensamente favorecidos, fazendo com que os clientes se sintam seguros para tirar dúvidas sobre os produtos ofertados, renegociar dívidas, ou qualquer outra solicitação. 

Todos esses ganhos podem, ainda, ser conquistados via um excelente custo-benefício – levando em consideração a superação dos gastos de um atendente humano quando comparado com o agente virtual de voz. Mesmo se tratando de um recurso tecnológico, a qualidade na conversação permanece elevada, contribuindo para uma satisfação de relacionamento que, quando não correspondida, pode ocasionar em sérios problemas para a reputação da empresa.

Em um relatório divulgado pelo New Voice Media, cerca de 74% dos clientes afirmam que deixam de procurar pela marca novamente caso tenham uma experiência negativa. Financeiramente, o estudo identificou uma média de US$ 62 bilhões de prejuízos anualmente, em casos de atendimentos ineficazes. Quanto mais precisa, clara e direcionada for a comunicação e informação ao público-alvo, melhor será sua performance no mercado – demandas que esta tecnologia pode, sem dúvidas, sanar com grande assertividade. 

COMO IMPLEMENTAR O AGENTE VIRTUAL DE VOZ?
Migrar do atendimento 100% humano para o de voz não é fácil – tanto para as empresas quanto para seus clientes, que já estavam acostumados a conversar com um profissional para atender suas necessidades. Toda mudança exige um período de adaptação, e o mesmo ocorrerá com a implementação do agente virtual de voz. 

Contar com o apoio de uma equipe especializada no ramo será fundamental. A tecnologia precisa ser adaptada para cada negócio, conforme seu segmento de atuação, metas e exigências de seus consumidores. Por isso, estes profissionais deverão compreender a fundo cada um desses pontos, criando um fluxo aderente ao seu público-alvo.

Uma vez entregue, o ciclo de operação deve continuar sendo aprimorado constantemente, em prol de uma entrega de atendimento mais personalizado possível. A companhia deve sempre acompanhar as tendências de seu mercado, o que está sendo exigido e, atualizar o agente virtual de voz para que acompanhe os pedidos de seus consumidores. 

Mesmo diante da intensa popularidade dos canais de atendimento por mensageria, o agente virtual de voz se torna uma ótima solução para agilizar e otimizar a resolução de inúmeras dúvidas dos consumidores. Para aqueles que querem finalizar a comunicação em outra plataforma, as empresas podem conciliá-lo com outros canais de atendimento, permitindo que o usuário escolha aquele que lhe for mais confortável. 

Vale ressaltar que, até hoje, a voz é um dos meios de comunicação mais inclusivos do mercado, capaz de abordar a maior parte do público com maior desempenho do que diversas outras ferramentas. Sempre vise implementar soluções que tragam um fluxo permanente e amigável na conversa, priorizando uma experiência excepcional – assim, seu cliente, certamente, lembrará e recomendará sua marca para futuras compras.

Leonardo Coelho é Head de Customer Sucess e Product Manager do Voice Bot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.  Leia a revista

Carregando...