TI Nordeste lança Marketplace regional para geração de leads

Desde 2012 a TI Nordeste divulga o que acontece no mundo da tecnologia e inovação com foco na região nordeste. São mais de 70 revistas publicadas e mais de 1.000 matérias e artigos com acesso totalmente gratuito. Uma verdadeira biblioteca virtual que pode ser acessada a qualquer momento através do nosso portal www.tinordeste.com. Durante esse período centenas de empresas anunciaram em nossas publicações e obtiveram resultados expressivos para seus negócios. Formamos hoje uma comunidade que alcança mais de 40 mil profissionais somente em suas redes sociais.

Recentemente, a TI Nordeste inovou mais uma vez criando a possibilidade desses anunciantes contratarem uma campanha estruturada. Esse tipo de campanha consiste em um projeto elaborado pelo nosso time de marketing com diversas ações estruturadas a fim de alcançar resultados ainda melhores de cliques e conversões. Uma campanha estruturada chega a utilizar até 10 canais de comunicação do grupo, inclusive a base de dados com mais de 5.000 profissionais, incluindo aí donos de empresas, CIOs, gestores de TI e toda a comunidade de TI da região nordeste. Dessa forma a TI (NE) tem ajudado empresas locais e globais a encontrarem canais e end users na região.

Durante a pandemia, as campanhas estruturadas têm se mostrado um sucesso absoluto, com destaque para captação de canais e de inscrições para webinars. Porém, uma lacuna que ainda permanecia aberta, agora está sendo preenchida com o lançamento de nosso Marketplace regional.

O QUE É UM MARKETPLACE?
Para muitos a palavra marketplace remete a venda de produtos por um site que congrega várias lojas. Os mais conhecidos no Brasil são o Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e a Amazon. Esse mercado cresceu 52% em 2020 e atingiu a marca de 73,2 bilhões de reais no Brasil.

Embora para muitos o marketplace esteja associado somente à venda de produtos, o seu conceito é mais amplo e pode sim estar relacionado também à área de serviços. É o caso do Getninjas e o Eunerd, que focam na divulgação e venda de serviços de profissionais, principalmente ligados à área de tecnologia.

Segundo Augusto Barretto, fundador e editor da TI Nordeste, a demanda por empresas e profissionais na região é constante. “Fabricantes, distribuidores e empresas de serviços que querem atuar na região sempre nos solicitam indicações de empresas e profissionais”, afirma Barretto, que confessa que nem sempre sabe quem indicar. “Ao observar essa necessidade, resolvemos criar um Marketplace para divulgar os serviços das empresas locais ou que atuam na região, de forma organizada e justa”, completa Barretto. Dessa forma nasceu o Marketplace TI Nordeste, uma página de pesquisa com 4 critérios de filtro para que qualquer interessado encontre uma empresa de serviços na região. “O objetivo é gerar um lead qualificado para a empresa assinante do Marketplace, mas sem deixar de lado o nosso princípio básico, de ser gratuito para quem consulta, da mesma forma que todo o acesso ao nosso conteúdo”, conclui Barretto.  

INSPIRAÇÃO
Umas das inspirações para a criação do Marketplace foi a experiência da agência digital Done!, marca pertencente ao Grupo TI Nordeste, que em 2020 foi elencada como TOP 50 agência digital da RD Station, concorrendo com mais de 2.000 agências do Brasil. “Nós geramos mais de 628 mil leads para os clientes da agência no ano passado e a ideia foi trazer essa tecnologia para dentro da TI Nordeste, um portal que já possui milhares de acessos de leitores fiéis e uma base de leads organizada com empresas e profissionais da região”, explica Adriele Strada, coordenadora da agência. A RD é uma ferramenta de automação de marketing, que auxilia mais de 25 mil clientes a gerarem leads de forma organizada. A empresa foi vendida para a TOTVS em março desse ano por R$ 1,86 bi. “Não chega a ser uma mudança para quem trabalha na TI Nordeste ou na Done!. Gerar conteúdo e leads está em nosso DNA. A TI Nordeste já é uma grande geradora de leads. O desafio foi formatar uma plataforma que nos desse a possibilidade de escalar essa geração de leads e distribuir de forma justa os leads gerados”, conclui Adriele.

COMO FUNCIONA?
O conceito é simples. Quem procura por uma empresa pode pesquisar em www.tinordeste.com/marketplace selecionando o tipo de canal (fabricante, distribuidor ou empresa local), a especialidade (veja tabela abaixo) o estado (todos da região nordeste). Além disso, pode-se também selecionar uma marca específica para encontrar o revendedor autorizado. A pesquisa é muito simples e o resultado aparece instantaneamente à medida que os filtros vão sendo selecionados.

A partir daí, a pessoa que está pesquisando pode clicar no resultado e vai ser redirecionada para uma landing page da empresa com informações mais detalhadas e um formulário para entrar em contato ou solicitar uma proposta, gerando assim um lead qualificado para a empresa assinante do Marketplace.

ASSINANTES VIP
Mas existe um outro ponto ainda mais atrativo para as empresas que assinarem o Marketplace da TI Nordeste. Trata-se do pacote VIP, que além de garantir a exibição da empresa assinante nos resultados de pesquisa, inclui ainda a geração de leads manuais, que será feita a partir de uma equipe de marketing e de SDRs (representantes de pré-vendas) que farão um trabalho proativo em toda a base de leads da TI Nordeste.

Segundo Olivan Santos, sócio e diretor responsável pela comercialização dos pacotes de assinaturas do marketplace, a TI Nordeste possui uma base de leads que engloba centenas de gestores de TI e centenas de canais de infraestrutura, de segurança, de energia solar e provedores de internet. “A nossa base de dados pode não ser a maior, mas é sem dúvida a melhor da região” afirma Olivan, que explica que a base está segmentada e que a TI Nordeste utiliza as melhores práticas de envio de e-mail, com consentimento de acordo com a LGPD. “Nossa base está segmentada e o principal contato é o gestor da empresa, seja no canal, no ISP ou no usuário final. Além disso temos o mapeamento de mais de 500 investimentos (projetos e obras em execução) na região nordeste”. 

COMO PARTICIPAR DO MARKETPLACE DA TI
Nordeste está pré-selecionando algumas empresas para participarem gratuitamente do Marketplace no período de testes, que vai até dezembro de 2021. Após esse período, qualquer empresa da área de tecnologia poderá se inscrever e oferecer seus serviços através do Marketplace. Os pacotes variam de acordo com o número de especialidades, marcas e estados atendidos, com pacotes a partir de R$ 250,00 mensais. Além disso, para ser assinante VIP, a empresa deverá cumprir alguns requisitos mínimos.  

*A EMPRESA INTERESSADA PODE SOLICITAR UMA APRESENTAÇÃO COMPLETA CLICANDO AQUI.

SEGMENTOS QUE FARÃO PARTE DO MARKETPLACE
  • Cabeamento Estruturado
  • Datacenter
  • Cloud
  • Cybersegurança
  • Câmeras (CFTV)
  • Controle de Acesso
  • Enegia Solar
  • Ar condicionado
  • Életrica
  • Automação Comercial
  • Revenda Gamer
  • Computadores e Notebooks
  • Rádios e Wifi
  • Software para Clínicas e Hospitais
  • Software de Gestão ERP
  • Software de Vendas CRM
Leia a revista
Editorial, 01.DEZEMBRO.2021 | Postado em Capa

Carregando...