GGTI Meeting NE 2015 avança na construção de um think tank nordestino

"No interior das empresas estão somente os custos as receitas estão do lado de fora", lembrou José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo, na palestra que abriu o GGTI Meeting NE 2015, no dia 23 de outubro. Com suas cinco palestras magnas, o evento avançou no fortalecimento de um think tank (instituição de produção e difusão de conhecimentos) tecnológico e de gestão do Nordeste brasileiro.

Segundo Martins, não basta a empresa ser competitiva da porta da fábrica para dentro, se o país não for competitivo da porta da fábrica para fora. Outro recado do palestrante foi sobre o controle de gastos: "Custos são que nem cabelo, não se vê crescer".

Ney Paranaguá, sócio e diretor-geral da Unimplam e Infoway, destacou em sua exposição que, em momentos de crise, devemos apostar na simplicidade. "A crise é um momento de oportunidade para promover rupturas, fazer coisas completamente
novas e estabelecer novos paradigmas, utilizando a tecnologia da informação.

"Para nós, um excelente espelho a ser observado é como o consumidor final tem se posicionado no consumo de tecnologias.Talvez ele tenha muitas coisas a nos ensinar. Que tal se nós tivéssemos cultura de consumidor final dentro do ambiente corporativo? Essa seria uma boa aposta", observou Paranaguá.
 
Rodrigo Assad, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mapeou passo a passo os caminhos e os investimentos para utilizar a nuvem digital, em sua palestra Cloud Oportunity.

O diretor acadêmico e geral da CEDEPE Business School, Caio Peppe, abordou as "Crises e Oportunidades no Atual Cenário Econômico do NE" enquanto o professor José Carlos Cavalcanti, sócio da Creativante, apontou uma grande oportunidade para os jovens: a carência de profissionais que saibam analisar a grande quantidade de informações disponível no mundo, dando sentido a elas.

"Um dos diferenciais do GGTI Meeting NE é a geração de conteúdo inovador e que desafie os gestores de TI a rever velhos conceitos. Na área de tecnologia, temos de ser ousados e enxergar as questões por diversos ângulos", salienta André Navarrete, presidente do Grupo de Gestores de Tecnologia de Informação (GGTI).

* Texto da assessoria de imprensa GGTI Meeting
Leia a revista

Carregando...