Vendas em shoppings da região Nordeste sobem 33,6% em agosto

As vendas nos shoppings da região Nordeste registraram um crescimento de 33,6% em agosto deste ano, quando comparadas com agosto de 2020. Os dados são do Monitoramento de Mercado ABRASCE - Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-ABRASCE) e apontam para uma retomada do setor e a volta do consumidor às compras com um crescimento de 0,3% quando comparado ao mesmo período de 2019.

Os bons resultados também puderam ser vistos em setembro deste ano quando a ABRASCE constatou que apenas um dos nove estados nordestinos não ficou acima da média regional do comércio de shoppings. O destaque foi Sergipe, com 53% acima da média regional. Na sequência aparece Alagoas (19%), Piauí (18%) e Bahia (11%). Com elevações mais modestas, ficaram os estados do Ceará (8%), Maranhão (7%), Paraíba (5%) e Pernambuco (1%). Apenas o Rio Grande do Norte (- 7%) registrou uma movimentação abaixo da média regional.

Números da ABRASCE indicam que, ainda em setembro deste ano, todos os estados nordestinos superaram as vendas registradas em fevereiro deste ano, mês que antecedeu o fechamento dos shoppings em função da 2ª onda da pandemia. Em Sergipe, na comparação, elas ficaram 49% acima do registrado no segundo mês do ano, Ceará teve alta de 27%, Piauí (22%), Rio Grande do Norte (18%), Paraíba (12%), Bahia (5%), Pernambuco (5%), Maranhão (4%) e Alagoas (3%).

LEVANTAMENTO INÉDITO

Os dados foram obtidos por meio do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e as análises elaboradas pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) contemplam apenas o varejo físico. O recorte regional permite uma melhor compreensão da recuperação econômica do setor.

Glauco Humai, presidente da ABRASCE, acredita que, com a divulgação dos dados, investidores e empreendedores poderão ter uma maior imersão sobre o setor e planejar suas ações. "Eles permitem um diagnóstico mais preciso da realidade local, ajudando a prever tendências e a estimular investimentos e novos negócios para os shoppings e todo o varejo", finaliza.

DIA DAS CRIANÇAS

A ABRASCE também divulgou os resultados das vendas da semana que antecedeu o Dia das Crianças (04/10 a 10/10) comparados aos da semana imediatamente anterior (27/09 a 03/09). O levantamento aponta que todos os estados do Nordestes apresentaram taxa de crescimento: Alagoas e Rio Grande do Norte (31,9%), Sergipe (30,8%), Ceará (30,3%), Bahia (27,4%), Maranhão (25,7%), Pernambuco (24%), Paraíba (11,5%) e Piauí (12,4%).

Quando comparado a semana do dia 04 a 10/10 com a semana equivalente do mês de setembro (6 a 12), as maiores taxas de crescimento foram registradas em Sergipe (21,9%), Rio Grande do Norte (20,3%), Bahia (19,5%) e Pernambuco (19,0%). Em seguida aparecem Maranhão (16,5%), Piauí (15,9%), Alagoas (14,3%) e Ceará (12,9%). Neste período, a única queda entre os estados da região Nordeste foi observada na Paraíba (-0,3%). Leia a revista

Carregando...