Salvador ganha espaços de incentivo à reciclagem

O Programa SO+MA Vantagens, desenvolvido pela startup SO+MA em parceria com a Prefeitura e patrocinado pelo Grupo HEINEKEN no Brasil, ganha mais um capítulo com sua expansão na cidade. Neste mês, foram inauguradas 10 novas unidades de coleta de materiais recicláveis na capital baiana, com o intuito de promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais. Isso porque, com o descarte, a população participante pode acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços, como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene, auxílio de grande importância, em especial, para pessoas em situações de vulnerabilidade durante o período de pandemia.

O projeto busca construir diálogo e reforçar hábitos. "Queremos continuar estimulando boas-práticas e mostrar que comportamentos benéficos, como o hábito da reciclagem, por exemplo, geram impacto positivo na comunidade", comenta Claudia Pires, fundadora da SO+MA. Além disso, desde o início da pandemia, o projeto teve alta de procura por famílias que viram no SO+MA Vantagens uma oportunidade de complementar sua renda. "Percebemos um aumento significativo da demanda durante o último ano, pois o projeto serve também como apoio às famílias que ficaram em situação de vulnerabilidade devido ao impacto do novo coronavírus na economia" complementa a executiva.

O Grupo HEINEKEN é um dos principais parceiros do programa, que vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. "Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população", afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O SO+MA Vantagens já impactou mais de 6.000 famílias e tem como principal objetivo engajar temas relevantes na comunidade local, como educação ambiental, prática de reciclagem e destinação correta dos resíduos. Além do aprendizado, a população envolvida é beneficiada com produtos e serviços a partir da troca de pontos que se somam de acordo com o material descartado: garrafas PET, latas de alumínio, plástico, ferro, papel, papelão, vidro e óleo usados. Os pontos de descarte disponíveis no programa são os únicos habilitados a receber vidro na cidade, pois sua reciclagem é peculiar e requer um cuidado ainda maior em sua destinação.

PIONEIRISMO NA CIRCULARIDADE DO VIDRO

Até a implementação do SO+MA Vantagens, em 2019, Salvador não contava ainda com um processo claro sobre o tratamento do vidro descartado pelos consumidores. Após conseguir estabelecer a confiança e os processos necessários para as indústrias e cooperativas, unindo todos os atores da economia circular do início ao fim do processo, o programa foi responsável por implementar a Cadeia do Vidro localmente, com validação e rastreamento de todos os materiais utilizando o blockchain (tecnologia de registro de transações), oferecendo às cooperativas mais uma oportunidade de renda e desenvolvimento da economia circular.

O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros, que carregam as informações sobre todas as transações pelas quais determinado item passou. No Programa SO+MA Vantagens, por exemplo, é a produção, venda ou descarte do material. O método visa oferecer garantia em relação ao resíduo que foi entregue pelo consumidor, destinado corretamente para a reciclagem e retornado ao mercado como uma nova embalagem para consumo, com todas essas informações devidamente registradas. Hoje, este é o único programa em Salvador habilitado para receber vidro, um dos resíduos com maior volume na cidade, e são direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância (SE).

Até o momento, foram mais de 311,5 toneladas de resíduos desviados do aterro e encaminhados corretamente para reciclagem. Outros impactos ambientais positivos já identificados são:
  • Economia de 906.605,985 KWh de energia. O suficiente para abastecer 108.706 residências por um dia com energia elétrica. (8,34 KWh/residência dia);
  • Menos 2.928.033,057 litros de água utilizados na produção de novas embalagens. O equivalente para atender 16.267 pessoas por um dia com água. (180L hab/dia);
  • 815.908,750 litros de água deixaram de ser contaminados por óleo. Foram entregues 2.619 litros de óleo;
  • Menos 1.501.769,548 Kg de CO2 emitidos. Compensando a emissão de gás carbônico equivalente ao consumo de 288.802 pessoas durante um dia (5,2 Kg/dia por pessoa);
  • 545 árvores foram salvas.

SERVIÇO

Para se cadastrar no Programa SO+MA Vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br.

Endereços de postos de recebimento:
  • Casa So+ma ASSAI Mussurunga: Assaí Mussurunga - R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240
  • Casa So+ma Big Bompreço Iguatemi: BIG Bompreço Iguatemi - Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650
  • Casa So+ma Paripe: Prefeitura Bairro Subúrbio e Ilhas - R. Pará, 15
  • Casa So+ma Stella Maris: Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba
  • Casa So+ma Ribeira: Largo do Papagaio
Leia a revista

Carregando...