Refurbished, o usado que pode dar bastante lucro

    Com a necessidade de uma atualização constante quando o assunto é celular, e preços cada vez mais astronômicos, houve um crescimento expressivo pelo interesse em aparelhos de segunda mão. É o que o mercado chama de refurbished, ou seja, reparação e revenda de aparelhos usados, movimento comum em países como EUA e Europa. O refurb, como os mais íntimos com o termo o chamam, vem ganhando espaço no Brasil. É um sistema que está movimentando cada vez mais a economia e quem o utiliza é porque já percebeu as vantagens deste mercado. Na área em que atuo, a de troca de vidro de celulares, vejo um crescimento considerável, não somente de consumidores, mas também de grandes empresas que estão apostando no refurb. O aumento desta demanda não é à toa. Ao apostar em um smartphone usado, você acaba tendo uma economia de até 80%.

    Apesar de ser algo comum em outros países, o refurbished demorou a ganhar espaço em território brasileiro devido ao preconceito existente no conserto de celular, seja para uso próprio ou para passar o aparelho adiante posteriormente. Muitos acreditavam que depois de aberto, o eletrônico não funcionava mais de maneira adequada. Em partes, esse pensamento ainda existe, pela falta de especialização das assistências ao realizar o serviço. Mas ressalto que é possível manter a originalidade do eletrônico, mesmo depois de aberto. O processo de refurb é justamente você oferecer algo de última geração, original, mas que por ser usado, tem um custo mais acessível.

    Sou especializada em troca de vidro de celulares e hoje realizamos esse processo em cerca de 1.500 aparelhos no mês. Aqui temos três situações diferentes. Consumidores que consertam o vidro para uso próprio, economizando com a compra de um modelo novo; consumidores que arrumam o smartphone para vender a terceiros; e grandes empresas que trabalham com revenda deste tipo de eletrônico. Todos esses públicos entenderam que tornar-se adepto ao mercado de refurb é o modo mais prático e seguro de gerar economia e estar atualizado com o mercado de celulares, que muda de maneira constante. E as desvantagens? Não consigo enxergar! Se você se certificar de que está comprando de uma fonte segura ou que a assistência que faz o conserto é confiável e especializada, não tem erro!

    Ainda há muita insegurança e desconfiança em torno do refurbished. Mas é hora de desmistificar esse mercado e trazer um conceito que é tão usado lá fora para solo brasileiro As vantagens são diversas e, por isso, tenho notado um interesse cada vez maior por empresas e consumidores de todo o país. Esse é o momento do mercado se especializar, investir em treinamentos, pessoas e maquinários para oferecer ao consumidor um serviço de alta qualidade. A tendência já faz parte do nosso presente e sai na frente quem tem o melhor serviço a oferecer. 

Tatiana Moura é Bacharelada em Redes de Computadores e Gestão de TI pela Uniradical, fundadora da FixOnline, grupo especializado em troca de vidro de celulares, e hoje comanda um negócio com faturamento superior a R$ 5 milhões.  Leia a revista

Carregando...