Google Cloud e UFAL capacitarão minorias de Alagoas em tecnologias

Com foco na formação especializada de minorias sociais de Alagoas, o Projeto Google Cloud Social, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), capacitará gratuitamente 100 pessoas pertencentes à população de baixa renda, população negra, mulheres e LGBTQIA+, fortalecendo o mercado de tecnologia local para gerar mais empregos.

Por conta do distanciamento social causado pela COVID-19, a nova edição será totalmente on-line, começando já no início de outubro, com duração de 40 horas, divididas ao longo de 20 dias. Em março, Recife recebeu um projeto similar, que já capacitou 50 novos profissionais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil é de 11,8%, o que equivale a 12,8 milhões de pessoas, com dados referentes a junho 2020.

 A porcentagem se agrava em Alagoas, chegando a 17,8%, sendo a terceira maior taxa estadual do Brasil. Pensando nisso, o projeto social tem em vista a capacitação dessas pessoas, para que possam buscar oportunidades de trabalho no setor de TI.

Conforme projeções da consultoria Gartner, apesar dos impactos econômicos da pandemia, os investimentos em nuvem pública continuarão a crescer no Brasil, podendo mais do que dobrar nos próximos três anos, o que demonstra a oportunidade de expansão deste mercado.

"Acreditamos no potencial do Brasil e dos brasileiros, além do crescimento do mercado de nuvem, principalmente nesse período desafiador que todos estão passando", afirma Eduardo Lopez, presidente de Google Cloud para a América Latina. "Vemos dificuldades com os recrutadores para encontrar profissionais qualificados para trabalhar com a nuvem.

Com isso em mente, abraçamos o compromisso de ajudar as comunidades em que estamos inseridos. A parceria com a UFAL se deu em um momento fundamental, estamos muito animados", complementa. Leia a revista

Carregando...