Tecnologias que prometem em 2016

MALHA DE DISPOSITIVOS
Segundo o Gartner , esta será uma das principais tecnologias do ano. O termo refere-se a um extenso conjunto de pontos utilizados para acessar aplicativos e informações ou para interagir com pessoas, redes sociais, governos e empresas. A Malha de dispositivos inclui tecnologias amparadas pela Internet das Coisas (IoT), como dispositivos móveis, wearables (tecnologias para vestir), aparelhos eletrônicos de consumo empresarial e doméstico, dispositivos automotivos e ambientais.
 
CASAS INTELIGENTES
Um estudo realizado pelo o ConsumerLab - centro de pesquisa da Ericsson , que estuda o comportamento dos consumidores - umas das tendências que as pessoas mais esperam para o ano são as casas inteligentes. Segundo pesquisa, 50% dos donos de smartphone em São Paulo esperam que os tijolos usados para construir casas possam incluir sensores que detectem mofo, vazamento e problemas com eletricidade.

COMPUTAÇÃO COGNITIVA E QUÂNTICA
O "Relatório de Tendências para 2016", documento produzido pela Webbmedia , indicou que a Computação Cognitiva e Quântica estará entre as tecnologias que vão influenciar o comportamento da sociedade e ter implicações no próximo ano. A IBM , por exemplo, anunciou, em 2015, o Watson , computador capaz de aprender e de se auto desenvolver com o tempo e a experiência adquirida.

O ano está apenas no começo, mas os experts em tecnologia já estão apostando nas inovações que irão transformar o dia a dia da população em 2016. As tecnologias vestíveis, Internet das Coisas (IoT) e a Computação cognitiva, por exemplo, vão tornar imperdíveis os próximos 12 meses. Para que você também fique antenado sobre as novidades, separamos algumas das inovações que, segundo as empresas, serão as principais tendências para os próximos anos.
 
EXPERIÊNCIA AMBIENTE-USUÁRIO
Para o Gatner , a malha de dispositivos dará base para uma nova experiência do usuário com o ambiente. Através da realidade aumentada, e por meio de um conjunto de dispositivos que misturam ambientes físicos, virtuais e eletrônicos, os consumidores poderão imergir e interagir com os espaços e se mover de um lugar para outro.
 
SEGURANÇA E PRIVACIDADE
Com a Internet das Coisas (IoT), nossos celulares, computadores e carros poderão se conectar uns com outros, e, consequentemente estarão mais susceptíveis a ataques cibernéticos. Com isso, segundo relatório da Webbmedia , nos próximos anos, as tecnologias que visam aumentar a segurança e a privacidade dos usuários continuarão a ser alvos de avanços e inovações.
 
IMPRESSÃO 3D
A impressão 3D continuará sendo uma tendência neste e nos próximos anos. Utilização de diferentes materiais, como ligas de níquel, fibra de carbono, produtos farmacêuticos e materiais biológicos, por exemplo, tem impulsionado a expansão para mais setores, inclusive o aeroespacial, médico, automotivo, de energia e militar. Segundo o Gartnet , o crescimento anual em carreamento de impressoras 3D empresariais terá uma taxa 64,1% até 2019, o que exigirá uma reformulação nos processos de linha de montagem e na cadeia de suprimentos.
 
Leia a revista

Carregando...