Estados Unidos são destino promissor para profissionais brasileiros de TI



Os Estados Unidos são o destino preferido dos brasileiros de TI, de acordo com a pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), que ouviu 131 profissionais. Desses, 63% afirmaram estar dispostos a se mudar para os Estados Unidos. 

Apesar das restrições adotadas pela gestão Trump no setor da imigração, o EB2 não é atingido. Isso porque o EB2 é o Green Card para profissionais bem capacitados ou de interesse nacional. “Há uma grande carência destes profissionais, que são de interesse nacional, entre eles os que atuam em TI”, explica Wagner Pontes, CEO da D4U Usa Group, escritório de assessoria imigratória.

Quais requisitos são imprescindíveis para obter o visto de residência permanente?

O visto apropriado para essa situação é o EB2, que contempla profissionais acima da média e de interesse do País. Para se habilitar ao pleito imigratório, o profissional deve preencher no mínimo três requisitos. “Ter certificação na área, comprovar ao menos dez anos de experiência e ter o registro profissional referente a sua categoria de atuação são três exigências mínimas do governo americano”, enumera Pontes. Outros requisitos que serão avaliados incluem desde a participação em associações profissionais até reconhecimento pelas realizações.

O visto EB2 pode ser pedido no Brasil ou nos Estados Unidos, caso o profissional já esteja no país com outro tipo de visto. Estando nos EUA, após três meses do processo protocolar a principal diferença é que o pleiteante obtém um documento chamado de Combo Card, que o autoriza, provisoriamente, a trabalhar e transitar pelo território americano sem restrições enquanto o seu processo ainda está em andamento.

Quanto tempo leva para obter o visto EB2?

Todo o processo para obtenção do visto EB2 leva, em média, 12 meses. Mas esse tempo pode ser encurtado dependendo do currículo e dos feitos do pleiteante, ou, sobretudo, se o profissional for de uma área de interesse, caso de TI. Leia a revista

Carregando...