Dicas para amenizar os efeitos da luz azul dos eletrônicos na quarentena



Passar muitas horas em frente às telas do celular, computador, tablet ou da televisão pode prejudicar a visão a longo prazo. A luz azul-violeta emitida por esses aparelhos com telas iluminadas, e por lâmpadas de LED, impacta a córnea e a lente do olho, que não conseguem bloquear ou refletir. 

Existem dois tipos de luz azul: a luz azul turquesa e a luz azul-violeta. A primeira é responsável por organizar o relógio biológico, como atuar na liberação de substâncias que controlam o sono, o estresse e o bem-estar. Já a segunda, ao ser absorvida pela retina, estimula o cérebro a ficar alerta e suprime a produção de melatonina, o hormônio que induz ao descanso à noite. 

Mas, durante a quarentena por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), a utilização dos dispositivos eletrônicos aumentou, já que as pessoas, agora que estão em casa por mais tempo, usam os aparelhos excessivamente para trabalhar, matar a saudade de amigos e familiares, e até mesmo para se informar sobre a doença. 

Para evitar que a luz azul ‘ruim’ prejudique a saúde dos olhos, o que poderia levar até mesmo à condição de cegueira, Leonardo Queiroz, gerente de Produto das Óticas Diniz, dá algumas dicas. "Vale controlar o tempo em frente aos eletroeletrônicos, mas também experimentar os óculos com tratamentos com a tecnologia do filtro de luz azul. Eles protegem os olhos da luz azul nociva, filtrando essa toxidade, trazendo proteção, prevenção e longevidade da qualidade de visão", explica. 

Os óculos com filtro de luz azul ainda proporcionam maior conforto aos olhos e visão mais relaxada. "As lentes com essa tecnologia são indicadas para quem passa horas em frente às telas, pois filtram a luz azul-violeta do celular, computador e outros aparelhos, neutralizando o impacto nos olhos", afirma Queiroz. 

Abaixo, o especialista compartilha outras dicas para amenizar os efeitos da luz azul dos eletrônicos na quarentena: 

• Utilize os dispositivos eletrônicos com um limite determinado de horas no dia. 
• Faça intervalos maiores no uso dos aparelhos para que os olhos descansem. 
• Vale também manter a tela o mais longe possível dos olhos, com um nível suficiente de brilho. 
• Se usar óculos, prefira lentes com filtro de luz azul, essa tecnologia protege contra a iluminação nociva. 
• Evite utilizar tablets ou celulares antes de dormir, pois a iluminação nociva prejudica o sono, e noites mal dormidas contribuem para o surgimento de vários problemas de saúde, além de prejudicarem o emagrecimento e acelerarem o processo de envelhecimento precoce. 
• Caso precise utilizar o celular à noite, ative o modo noturno, que controla a cor da tela. 

Photo by Daria Shevtsova from Pexels Leia a revista

Carregando...